Em um pronunciamento ao site de entretenimento Hugo Gloss, a TV Globo se manifestou sobre a cobrança de direitos autorais feita pelo ator Mateus Solano, nesta quarta-feira (03), nas redes sociais.
Entenda a situação
O ator Mateus Solano, por meio de uma publicação do Canal Viva no Instagram, cobrou os direitos autorais dos intérpretes quanto a reexibição da novela “Viver a Vida”, que retorna ao canal fechado da Rede Globo no dia 22 de julho.
A emissora, por outro lado, se manifestou através de um informe exclusivo ao site de entretenimento Hugo Gloss e falou a respeito do compromisso da TV Globo e suas filiais com os direitos autorais, tanto dos escritores quanto da equipe de atores.
“A Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na TV Globo ou exibidas nos canais pagos e no Globoplay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora”.
TV Globo, via informante exclusivo
Questionamentos
O posicionamento veio após Solano questionar qual seria o faturamento do Canal Viva com a reprise, engatando logo em seguida qual seria o ganho de sua classe, os intérpretes.
Em uma linha uníssona de questionamentos, o também ator Sérgio Marone se manifestou na mesma publicação quanto ao ganho dos atores com a reexibição, cobrando os direitos autorais daqueles que dão vida aos personagens escritos.
Nas redes, os internautas também deram seu parecer quanto as indagações dos atores, muitos saindo em defesa da classe, outros, no entanto, ironizaram a situação. “Os atores deixam de ser pagos com as reexibições desde quando?”, escreveu um, colocando uma série de risos em seguida.
Tanto Mateus Solano quanto Sérgio Marone são figurinhas carimbadas da Rede Globo. Eles atuaram em novelas como “Morde e Assopra” e “Paraíso Tropical”, que inclusive foi reexibida neste ano, na TV Globo.