Em entrevista para o Portal Léo Dias, Gominho, amigo pessoal e membro da rede de apoio de Preta Gil, explicou os próximos passos que a cantora enfrentará nessa nova etapa contra um câncer de intestino. Preta embarcou nesta segunda-feira (12), no Aeroporto de Guarulhos, São Paulo, em um voo para os Estados Unidos e, de acordo com o amigo, o plano inicial é um tratamento de pelo menos 2 meses no exterior, a partir daí reavaliando se permanece no país ou alterna com viagens para o Brasil.
Eu não vou mentir: ela foi bem, mas eu fiquei mal; foi estranho porque desde o começo estou muito com ela e acompanhando tudo. Todos os momentos foram importantes, mas não estar agora me doeu um pouquinho, mas eu sei o quanto ela queria que eu estivesse trabalhando e sei que ela está bem amparada. Mas a gente se fala o tempo inteiro.
Gominho não acompanhou Preta Gil na viagem por compromissos de carreira: o artista apresentará o programa TVZ em julho e tem músicas novas planejadas para serem lançadas em breve, como também um novo álbum; ainda na esfera musical, o cantor se apresenta cantando samba no projeto “Samba Astral” com apresentações em Salvador, São Paulo, e agora também no Rio de Janeiro.

Fé e amizades
Desde o início do tratamento oncológico, a fé e as amizades estão sendo essenciais para a integridade emocional da filha de Gilberto Gil, a cantora conta com um seleto grupo de amigos que estão sempre ao lado da artista, a rede de apoio inclui nomes como Gominho, a atriz Carolina Dieckmmann e é sempre cercada de amor por membros da família e colegas da profissão.
Câncer
Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023, nesse mesmo ano, em agosto, a cantora passou por uma cirurgia de remoção do tumor e, em novembro, por uma reconstrução do trato intestinal; em dezembro a cantora anunciou o fim de seu tratamento oncológico. Contudo, em agosto de 2024, a doença retornou em outras partes do corpo e Preta retornou a realizar os tratamentos necessários, incluindo uma cirurgia de 21 horas para retirada de tumores e o uso definitivo da bolsa de colostomia. Durante uma participação no Domingão do Huck em abril, a cantora declarou que pretendia seguir tratamento no exterior, pois todos os procedimentos possíveis no Brasil já tinham sido feitos.