Nesta terça-feira (3), um homem de 31 anos foi preso em flagrante por acusações de injúria racial, racismo e incitação ao crime, em Suzano, São Paulo. Ele fez uso de uma página no Facebook falsa para distribuir ofensas a pessoas negras, incluindo a influenciadora Jojo Todynho. As informações foram confirmadas pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, com base no UOL.
O homem usava um pseudônimo feminino para se esconder no Facebook. O acusado chamava Jojo de “macaca” e “negra porca imunda”, entre outras coisas. Além de Jojo, o criminoso também usava a rede social para atacar Silmara Marcelino, Delegada de Polícia de Suzano e Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo.
A investigação descobriu provas no celular do acusado e decidiu que a prisão em flagrante era um tipo de crime permanente, pois as postagens feitas estão sempre disponíveis para todos os usuários da Internet. Os policiais civis encontraram o homem em sua casa. Eles também confiscaram dois celulares e um cartão de memória do indiciado.
“O Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, prendeu em flagrante um homem, de 31 anos, pelos crimes de injúria racial, praticar racismo, incitação ao crime e falsa identidade no início da manhã desta terça-feira (3), no bairro Jardim Nova América, na cidade de Suzano.”
Nota da Polícia Civil
Jojo Todynho pode ser presa
Gabriela Nascimento, estudante de direito, decidiu discutir a acusação que fez contra Jojo Todynho, afirmando que ela foi agredida pela cantora. A jovem diz que, após um conflito que começou na sala de aula, a artista supostamente colocou o dedo em seu rosto e ainda deu um tapa.
No último sábado (31), Gabriela falou mais sobre esse assunto no programa Rio Bom D+ da Record. Após receber a denúncia, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) ofereceu um acordo de transação penal à apresentadora, o assunto voltou a ser discutido.
A defesa de Jojo Todynho disse que não estava ciente do acordo e que não havia recebido nenhuma notificação judicial depois que a notícia surgiu nas redes sociais. Em sua interpretação do conflito, Gabriela Nascimento afirma que o conflito começou após uma mensagem no WhatsApp.
“Um aluno perguntou se ela tinha ido à aula e eu respondi que não. Depois, eu percebi que ela estava e falei que sim. Quando terminou a aula, ela veio até mim e perguntou por que eu queria saber se ela estava indo ou deixando de ir para a aula”, declarou Gabriela. A aluna enfatizou que, embora tenha explicado sua mensagem para a colega de sala, começou a ouvir gritos e ofensas. Gabriela diz que ainda falava um pouco mais alto e revidava na sala de aula. Ela destaca com surpresa que ela continuou sentada enquanto a briga continuava do lado de fora.
“Eu fiquei muito coagida porque estava cheio, todo mundo me olhando, ela vindo para cima de mim com o dedo na minha cara e gritando. Eu fiquei nervosa e comecei a falar alto também. Foi quando ela colocou o dedo no meu rosto, eu falei para ela tirar várias vezes. Quando eu afastei, ela veio e deu o tapa.”
A estudante ainda contou que não houve nenhum suporte por parte da Universidade, recomendaram que Gabriela saísse da matéria em que ocorreu o conflito, o que a prejudicaria, então a aluna optou por sair da faculdade.
Joj Todynho x Cariúcha
Jojo disse aos seguidores que lançaria seu próprio curso de emagrecimento, para quem não sabia. Ela afirma que um nutricionista e um preparador físico monitoram o projeto.
Cariúcha, então, debochou da novidade no programa Fofocalizando do SBT, alegando que Jojo não teria autonomia para ministrar o curso. “Para o mundo que eu quero descer! Uma blogueira que vende curso e que não é nutricionista (Maíra Cardi). A outra faz bariátrica e vende curso de emagrecimento? Gente, que loucura é essa?“, indagou Cariúcha.
Jojo então usou o Instagram para rebater o comentário da ex-A Fazenda 15, “Me deparo com essa senhora, minha fã, que o tempo todo me cutuca. Deixa eu esclarecer uma coisa aqui para vocês: existe uma coisa em ser dona e dar o curso. Eu não tenho autonomia para dar curso nenhum, mas eu tenho total autonomia para criar uma equipe multidisciplinar fod*“, a influenciadora conta que fez um curso chamado Cria Globo, e deixa o questionamento a Cariúcha perguntando qual autonomia ela teria para se intitular jornalista.