Hytalo Santos acumulou sete suspensões e 144 notificações no TikTok entre 2022 e 2023
O influenciador digital Hytalo Santos teria acumulado sete banimentos e 144 notificações do TikTok entre os meses de dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, por violar as regras da plataforma. Em uma semana, o influencer chegou a ter quatro suspensões. As informações são de Manuel Marçal, do portal Metrópoles. Histórico de suspensões do influencer […]
O influenciador digital Hytalo Santos teria acumulado sete banimentos e 144 notificações do TikTok entre os meses de dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, por violar as regras da plataforma. Em uma semana, o influencer chegou a ter quatro suspensões. As informações são de Manuel Marçal, do portal Metrópoles.
Histórico de suspensões do influencer
De acordo com reportagem do portal Metrópoles, o influencer Hytalo Santos teve sua conta no TikTok suspensa sete vezes. Além disso, segundo representante legal do TikTok no Brasil, as infrações envolviam desde segurança de menores até nudez, bullying e assédio, bem como conteúdos sobre suicídio, automutilação e transtornos alimentares.
Após ser suspenso pela sétima vez na rede social, o influencer decidiu entrar com um processo contra a empresa, chegando a pedir R$ 50 mil por danos morais. Segundo ele, o banimento foi “inesperado” e, além disso, a plataforma era utilizada como ferramenta de trabalho. Porém, ele recebeu mais de 140 notificações da plataforma a respeito de seu conteúdo.
Em março de 2023, seu perfil foi banido permanentemente da plataforma. A companhia que controla o TikTok, ByteDance, acusou o influenciador de má-fé, afirmando que ele acionou a justiça com o mesmo pedido através de diferentes advogados. Além disso, a empresa respondeu que ele não poderia alegar surpresa ao seu banimento, visto que o mesmo recebeu diversos avisos de violação de regras da plataforma.
No dia 17 de março de 2023, através de uma liminar, Hytalo voltou à plataforma. Porém, a Justiça de São Paulo reconheceu a presença de conteúdos impróprios e determinou sua remoção em até cinco dias úteis, sob pena de revogação da liminar. Mesmo após o prazo, os vídeos continuaram disponíveis. Diante disso, o TikTok solicitou a cassação da liminar, e a Justiça decidiu suspender novamente a conta.
Ao portal Metrópoles, representantes da plataforma informaram que o TikTok removeu outros perfis com conteúdos similares aos de Hytalo Santos. Além disso, a plataforma garantiu que não autoriza a monetização de contas de menores de idade.
Influencer é alvo de investigação
Hytalo Santos é alvo de investigação pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PA) desde 2024, com denúncias de exploração de menores. Além disso, o youtuber Felca utilizou suas redes sociais para denunciar o influencer. Entre as acusações, estão a de “adultização” e exploração de menores de idade. Felca também denunciou Hytalo ao Ministério Público. O Instagram derrubou a conta de Hytalo desde a última sexta-feira (8), após a denúncia do youtuber.
No último domingo (10), o assunto chegou à Câmara dos Deputados. Hugo Motta (Republicanos – PB), presidente da Câmara, disse que pretende pautar projetos de lei sobre o assunto ainda nesta semana. Além disso, o deputado federal Reimont (PT – RJ) enviou ao Ministério Público um pedido para a prisão preventiva de Hytalo.
Nesta terça-feira (12), a Justiça da Paraíba mandou bloquear as redes sociais do influencer, além de proibir provisoriamente seu contato com menores de idade citados no processo. Apesar de o MP não ter sido responsável pela suspensão da conta de Hytalo no Instagram, ele aproveitou o ocorrido e pediu para que as medidas abrangessem todas as redes sociais.
