Na noite desta segunda-feira (29), o cenário artístico brasileiro perdeu uma de suas grandes estrelas. A renomada atriz Jandira Martini faleceu aos 78 anos, vítima da reincidência de um câncer no pulmão. A notícia foi confirmada por seu amigo próximo, o ator Marcos Caruso.
Martini enfrentou pela primeira vez o câncer há seis anos, passando por tratamentos como quimioterapia e cirurgia, e conseguindo superar a doença. No entanto, a enfermidade retornou com maior intensidade no final do ano passado, levando-a a ser hospitalizada há cerca de duas semanas no hospital Nove de Julho, em São Paulo.
Marcos Caruso, parceiro de longa data da atriz, relatou que a família de Martini solicitou que ele comunicasse à imprensa sobre o falecimento.
“Ela foi uma mestra. Tínhamos cinco trabalhos para a televisão prontos para mandar para a frente. Tudo o que a gente fazia era de muita qualidade. Foi uma das pessoas com as quais mais gargalhei na vida”, disse o ator.
Uma carreira marcante dentro e fora das telinhas
Nascida na cidade de Santos, em São Paulo, Jandira Martini iniciou sua jornada artística enquanto cursava filosofia em uma universidade católica da região. Posteriormente, ingressou na Escola de Arte Dramática da USP, solidificando seu caminho nas artes cênicas.
Martini alcançou a fama ao atuar em novelas da Rede Globo, com papéis memoráveis como Zoraide El Adib em “O Clone” (2001), “América” (2005), e a marcante Salomé de “Morde e Assopra” em 2011.
Última despedida
O velório de Jandira Martini acontecerá na noite desta terça-feira (30), em São Paulo, restrito a familiares e amigos mais próximos. A atriz deixa dois filhos, Fernanda e Lucas, além do ex-marido Geraldo Martini, com quem ainda mantinha uma relação próxima.
A cerimônia de cremação ocorrerá na manhã desta quarta-feira (31), no Vale dos Pinheirais, em Mauá, São Paulo, também restrita.