Nesta terça-feira (16), em entrevista ao UOL, a jornalista Veruska Donato entrou em detalhes sobre a sua saída da Globo e deu mais informações quanto ao episódio de assédio cometido pela emissora.
Diagnosticada com Síndrome de Burnout em 2021, Donato foi desligada abruptamente após se ausentar por 70 dias da função. A jornalista aponta que ainda tem pesadelos frequentes com o ocorrido.
Jornalista entrou com processo judicial após o episódio
A jornalista cita que estava no cruzamento da Avenida Brasil, em São Paulo, quando não reconheceu os seus arredores repentinamente. De imediato, entrou em contato com o chefe para relatar o acontecido. “Nos dias seguintes, eu fui passar o meu crachá e comecei a chorar. Era uma tristeza. Eu falava: ‘O que está acontecendo? Eu gosto de ser jornalista. O que está acontecendo comigo?’”, relembra.
Anos após a demissão, ocorrida em 2021, o momento ainda é angustiante ao ponto de gerar pesadelos nos quais ela se vê sem casa ou passando fome pela falta de emprego.
Donato enfatiza que entrou com processo contra a Globo para responsabilizá-los e, principalmente, alertar as pessoas quanto à transgressão cometida pelo canal. “Eu queria que as pessoas soubessem que eu sofri. Eu fiz por dor, porque doeu”, reforça. A profissional tinha 21 anos de casa e prestes a completar 49 anos de idade quando foi demitida.
Em nota à página do Hugo Gloss, a Globo reiterou que mantém “treinamentos constantes para manter um ambiente de trabalho saudável”. Além disso, citam a existência de um Código de Ética que proíbe qualquer tipo de assédio em todas as áreas da empresa.
Corte de cabelo e mudança de visual foram impostos à jornalista
Quando entrou na Globo, as mulheres tinham que se adequar ao dress-code e a um padrão estético para atuarem na emissora. Donato cita que foi levada ao cabeleireiro, onde cortaram o seu cabelo curto, apesar das sua vontade.
Mais tarde, recebeu críticas quanto à flacidez, ruga e gordura fora do lugar por parte da liderança. Para a jornalista, há uma exigência rigorosa no meio televisivo do jornalismo e restrito às mulheres.
Veruska Donato foi apresentadora do “Balanço da Manhã”, transmitido pela Record, e atualmente se dedica à assessoria de imprensa da prefeitura de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.