Junho Vermelho: mês da conscientização para salvar vidas

Waldelany Costa Por Waldelany Costa
3 min de leitura
Foto de Destaque: Sophia Valverde, Sophia Abrahão e Daiane dos Santos fazendo propaganda para doação de sangue (reprodução: Instagram/@abraleoficia)

O objetivo do mês vermelho é ajudar o próximo. O mês de junho foi escolhido para promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue para a população, que necessita frequentemente desse tipo de doação. A Associação Abrale tem como objetivo despertar a consciência da população sobre a importância de como uma bolsa de sangue pode salvar uma vida.

Campanha de doação de sangue: salve vidas e faça a diferença

As transfusões sanguíneas são extremamente importantes para pacientes oncológicos, portadores de talassemia, vítimas de acidentes e pacientes cirúrgicos. Dessa forma, associações como a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) e a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) se juntaram a artistas como Fabiana Justus, Sophia Valverde, Gabriel Santana e Sophia Abrahão para incentivar a doação de sangue (uma vez que os bancos de sangue estão constantemente necessitando de doações) com o tema “Doe sangue e salve vidas. Sua atitude reflete em todos” as associações pretendem sensibilizar a população para doar sangue.


Fabiana Justus pedindo doações de sangue para o banco de sangue (vídeo: reprodução/Instagram/@abraleoficial)


De acordo com as instituições, este número é baixo e pode piorar ainda mais em caso de catástrofes, sejam elas climáticas intencionais ou atentados em locais públicos. Nessas condições, é quase impossível captar doadores, uma vez que os bancos apresentam um baixo volume de sangue e o estoque de bolsas tende a diminuir, o que pode resultar na morte de algumas vítimas.


Sophia Valverde fazendo propaganda para Abrale (vídeo: reprodução/Instagram/@abraleoficial)


Descubra o verdadeiro significado por trás do junho vermelho

O dia 14 de junho foi criado em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diversas diferenças entre os tipos sanguíneos. Além de expressar a gratidão aos doadores, este é um dia de conscientização sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir.

Saiba quem pode doar sangue e salve vidas

Ter um bom estado de saúde, Idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até 60 anos e para menores de 18 anos, verifique os documentos necessários e o formulário de autorização. Peso mínimo de 50kg, e estar descansado, ou seja, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile