Luísa Sonza rebate críticas após amadrinhar instituto de mulheres negras

A cantora enfatizou sua preferência em não discutir esse tópico, pois isso leva a ataques na internet

Marcela Pacheco Martin Por Marcela Pacheco Martin
3 min de leitura
Foto destaque: Luísa Sonza (Foto: reprodução/Instagram/@luisasonza)

Nesta quinta-feira (5), Luísa Sonza respondeu às críticas em suas redes sociais após ser nomeada madrinha do Instituto Negras Plurais, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Luísa explica que viu os Stories de Aldaberto falando sobre ela ser embaixadora do projeto Negras Plurais e sobre ego da cantora. A dona do hit ”Sagrado Profano” alega que não sabia desse post, e que conversava há muito tempo, desde a época das enchentes no Rio Grande do Sul, sobre o projeto. Ela conta que já ajudou e têm outros projetos que realiza e faz questão de não falar. Luísa ainda ressalta que odeia falar sobre esse assunto.


Luísa Sonza (Foto: reprodução/Instagram/@luisasonza)

“Odeio que achem que quero algum protagonismo disso. Porque eu sei muito bem o meu lugar e podem deixar que aprendi muito bem com tudo o que aconteceu, desde lá de 2018, que foi quando aconteceu tudo o que aconteceu. Então, o que tenho é consciência da pessoa branca que sou e dos atos antirracistas que devo e é minha responsabilidade fazer.”

Caso de racismo envolvendo Luísa

O caso ocorreu em Fernando de Noronha, em 2018. Isabel Macedo recordou o acontecimento em uma entrevista ao Notícia Preta. Isabel comemorava seu aniversário quando coincidentemente parou atrás de Luísa. Foi quando a artista se virou, tocou o ombro de Isabel e pediu: “Pega um copo d’água para mim?’. Sem entender, Isabel pediu que ela repetisse, e a loira perguntou: ‘Você não trabalha aqui?”.

Acusada de racismo, Sonza negou inicialmente as alegações. Contudo, em 5 de outubro de 2022, ela recorreu às suas redes sociais para uma retratação, “Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor,” disse a cantora.

A artista Luísa Sonza chegou a um acordo com a advogada Isabel Macedo para concluir o processo no qual foi acusada de racismo. O acordo foi selado em 16 de agosto de 2023, e o montante da indenização permanece confidencial. O caso estava sob segredo de justiça.

Rock In Rio

Dona dos hits “Braba”, “Penhasco” e “Sagrado Profano”, no próximo dia 22 Luísa Sonza se apresenta no Palco Mundo do festival Rock In Rio que acontece anualmente no Rio de Janeiro. A cantora se apresentou no último dia 23 no Rock In Rio-Lisboa em Portugal.

“Ler é viver mil vidas diferentes em uma única existência.” - André William Segalla Cursando jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo com previsão de formação em dezembro de 2025, moradora do litoral paulista, com 24 anos, estagiando como redatora no IN Magazine e dirigindo uma escola de cursos.
Sair da versão mobile