Mãe de Paulo Gustavo relembra trajetória do filho em entrevista no “Lady Night”

Em entrevista no programa de Tatá Werneck, Dona Déa homenageia trajetória do filho e reflete sobre a luta pela aceitação desde a adolescência do artista, que completaria 46 anos em outubro

Raquel Cunha Por Raquel Cunha
3 min de leitura
Foto destaque: dona Déa, mãe de Paulo Gustavo (reprodução/Instagram/@dealucia66)

Déa Lúcia Amaral, conhecida como Dona Déa, mãe do humorista Paulo Gustavo, que faleceu por complicações da Covid 19 em 2021, marcou presença especial no programa “Lady Night”, do canal Multishow, na última quarta-feira (30), como parte das comemorações do Dia do Humor, em homenagem ao artista.

Paulo Gustavo, foi um dos maiores nomes da comédia brasileira e completaria 46 anos este ano, e a participação de Déa Lúcia no programa foi uma celebração à memória do filho. Durante a conversa com a apresentadora Tatá Werneck, a mãe do ator recordou momentos importantes e emocionantes de sua trajetória com o filho, desde a descoberta de sua orientação sexual até o apoio incondicional que lhe ofereceu.


Ator Paulo Gustavo e dona Déa (reprodução/TV Globo)

A Luta por aceitação e respeito

No programa, Tatá abriu espaço para Déa relembrar como foi o processo de aceitação da sexualidade de Paulo Gustavo. Ela compartilhou uma lembrança particular que despertou em si a necessidade de ser forte. Foi quando viu uma foto do filho adolescente e percebeu que ele era “diferente” para os padrões da época. “Naquela época não se falava gay, dizia-se afeminado”, recordou ela. A decisão de enfrentar preconceitos e brigar pelo respeito ao filho, se posicionando contra o preconceito, moldou a mulher forte que o Brasil aprendeu a admirar.

Ao refletir sobre o desafio de ser mãe de um artista que também simbolizava a luta LGBTQIA+, Déa Lúcia expressou como essa trajetória exigiu dela uma força excepcional. Ela destacou que sua determinação em apoiar o filho ajudou a criar um ambiente onde ele pudesse florescer e alcançar o sucesso e o reconhecimento como um dos humoristas mais amados do país.


Dona Herminia, personagem de Paulo Gustavo inspirado em Dona Déa (reprodução/instagram/@paulogustavo31)

O legado e o sonho realizado de Paulo Gustavo

Além de conquistar o público brasileiro com humor, Paulo Gustavo também realizou um de seus maiores sonhos: ser pai. Em 2019, o humorista celebrou a chegada dos filhos Romeu e Gael, concretizando um desejo que, segundo a família, foi um dos mais importantes de sua vida. Após sua morte, ele foi homenageado pela Secretaria de Cultura, que renomeou a lei de incentivo à cultura em sua memória. Paulo Gustavo faleceu em 2021 devido complicações da Covid 19, deixando assim os 2 filhos, seu companheiro Thales Bretas e sua mãe.