A exuberante residência de Glória Maria Matta da Silva, localizada no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, se tornou palco de homenagem, na edição de 2024 da mostra ‘Morar Mais’. O evento acontece até 17 de novembro e destaca projetos inovadores, focados em criatividade, sustentabilidade e acessibilidade, celebrando a história da comunicadora que faleceu em 2023, aos 73 anos, devido a um câncer no pulmão.
Legado de Glória Maria
A casa onde morou Glória Maria até seus últimos dias foi um sonho concretizado, e agora, em meio à exposição, ganha vida de forma emocionante.
Um dos destaques é o espaço nomeado “Varanda do Saber”, idealizado pelas arquitetas Dri Vieira e Cay Quintana, que buscaram inspiração na arquitetura biofílica. O espaço é dedicado à memória de Glória, refletindo sua paixão pelo conhecimento e pela troca de ideias. As arquitetas destacam a importância de criar um ambiente que continue a inspirar o aprendizado, como era o desejo da jornalista.
Criatividade e sustentabilidade
A edição da mostra deste ano mantém seu compromisso com a inovação, reunindo arquitetos, designers e artistas em um evento que equilibra funcionalidade e responsabilidade ambiental. Propostas para o morar em um espaço contemporâneo, com o uso de materiais sustentáveis e tecnologias acessíveis, são a base da mostra. A inclusão do espaço de Glória fortalece o propósito do evento, reforçando o vínculo entre memória, arquitetura e inspiração.
Futuro da mansão de Glória Maria
Em março de 2024, foi anunciada a venda da mansão e enquanto um novo proprietário não aparece, a casa serve como espaço de de reflexão e homenagem, mantendo viva a lembrança de uma das maiores jornalistas do Brasil.