Nesta terça-feira (17), a atriz Mariana Rios, de 39 anos, usou suas redes sociais para compartilhar um desafio recente em seu tratamento de fertilização in vitro: uma torção no ovário. Atualmente, ela tenta engravidar novamente após enfrentar dificuldades na concepção, incluindo perda gestacional. Em um vídeo carregado de emoção, ela explicou que o problema já foi superado e que os óvulos foram coletados e congelados. Mariana também compartilhou a alegria e a expectativa pela chegada do filho, com quem já sente uma conexão.
Avanço no tratamento de fertilização
Mariana passou por um episódio de torção no ovário, uma complicação que pode surgir durante a estimulação hormonal feita na fertilização in vitro para aumentar a produção de óvulos maduros. “O meu ovário, de tão estimulado por conta dos hormônios, de tão inchado, ele torceu. Isso que acontece é muito preocupante, por isso o repouso, todo o cuidado”, contou. Apesar do susto, ela disse que o procedimento de coleta foi bem-sucedido e que os óvulos já foram congelados. “O mais importante é que deu tudo certo”, afirmou.
Agora, o procedimento avança para a próxima etapa, que consiste na inseminação dos óvulos para a formação de embriões. A atriz explicou que, assim que forem formados, eles passarão por uma análise genética. Em entrevista ao podcast “O Grande Surto”, Mariana contou que possui uma incompatibilidade genética com o parceiro, João Luís Diniz D’Ávila, pois carregam um gene recessivo em comum. Se o embrião herdar esse gene, pode levar ao aborto. Por isso, o teste nos embriões aumenta as chances de uma gestação.
Publicação de Mariana Rios sobre o processo de fertilização (Vídeo: reprodução/Instagram/@marianarios)
Conexão com o filho
Além das atualizações sobre a dificuldade para engravidar, durante o relato, Mariana revelou que já se sente conectada com o filho que ainda está por vir. Em um momento de introspecção, disse ter conversado com a criança durante uma oração. “Nessa conversa, eu falei que desejo muito a chegada, que desejo muito a presença, mas que desejo (…) que ele ou ela deseje vir”, contou, acrescentando que está fazendo todo o possível para que isso aconteça.
Além das questões médicas, ela também refletiu sobre as transformações internas que tem vivenciado. Ela afirmou que essa jornada a mudou profundamente, tanto emocionalmente quanto na preparação do ambiente para a chegada do filho. “Me transformei em uma pessoa muito melhor, para mim e para os outros, com toda certeza. E, se for da vontade dele em vir, em estar aqui, que ele seja uma pessoa boa e feliz. Vamos aguardar as próximas notícias”, completou.