Maya Massafera revela ter sido enganada pela Vogue e desabafa sobre transfobia

Vitoria Raminelli Por Vitoria Raminelli
3 min de leitura
Foto destaque: Maya Massafera em novo clique (reprodução/instagram/@mayamassafera)

Nessa sexta-feira (31), Maya Massafera intrigou seus seguidores ao compartilhar um desabafo sobre ter sido recentemente vítima de uma enganação.

A influenciadora usou o Stories do Instagram para contar que foi vítima de uma fraude, sem especificar muito, mencionando apenas que alguém utilizou sua imagem como mulher trans de um modo que a desagradou.

Ela então explicou que o incidente está relacionado a uma campanha do Mês do Orgulho, que ocorre em junho, deixando claro que o uso indevido de sua imagem foi particularmente doloroso devido ao significado especial dessa época: “Um momento que estava sendo um sonho virou enganação e mentira pra usar minha imagem e minha causa no mês da diversidade.”

Vogue X Maya Massafera

Neste sábado (1), Maya veio a público novamente através de seus stories para esclarecer toda a situação.

Ela revelou que, logo após o nascimento de Maya, recebeu um convite da revista Vogue para participar de um editorial especial de junho, mês da diversidade, e conceder uma entrevista. No entanto, ela recusou a oferta, explicando que ainda não se sentia pronta para entrevistas e que, quando chegasse o momento, gostaria de estrelar a capa.

Maya compartilhou que a Vogue sugeriu a alternativa de ela escrever uma carta aberta, permitindo que abordasse o tema de sua escolha. Embora achasse a proposta interessante, Maya reiterou seu desejo de aparecer na capa. A Vogue, então, propôs que ela fosse destaque na capa digital, mas Maya recusou, afirmando que só aceitaria participar quando fosse para a capa principal da revista.

Também aproveitou a oportunidade para criticar o tratamento da revista, questionando por que a Vogue não valoriza as mulheres trans da mesma forma que as cis. Ela destacou que a revista frequentemente oferece a capa digital para mulheres trans, nordestinas, negras e gordas, mas raramente as coloca na capa principal, refletindo uma realidade transfóbica, excludente e com foco nos lucros.

Maya postou que a Vogue voltou atrás e a ofereceu uma capa, porém, um dia antes de sair a revista, ela descobriu que seria capa digital.


Maya em seu Instagram (Foto: reprodução/instagram/@mayamassafera)

Transição de gênero

Maya admitiu que sua transição tem sido extremamente desafiadora e nada fácil, que a recente mudança a deixou muito fragilizada. Ainda não se sente preparada para dar entrevistas. Revelando que toda a situação com a editoria a deixou para baixo “Ontem chorei o dia inteiro…Nenhum pedido de desculpas e passaram o dia inteiro postando as minhas coisas”, confessou.

Por fim, Maya declarou que a Vogue não tem permissão para publicar qualquer conteúdo relacionado a ela, tanto nas plataformas, quanto na revista, já que não assinou nenhuma autorização. Ela enfatizou que, conforme acordado, teriam que dar a capa principal.

Redatora de moda e cultura
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile