Ministério Público Federal nega acordo com Gkay e denúncia é mantida

Empresária e influencer, Gkay foi ouvida pela polícia e assumiu o erro

Marcela Pacheco Martin Por Marcela Pacheco Martin
2 min de leitura
Foto destaque: Gessica Kayane (Reprodução/Instagram/@gessica)

Gessica Kayane foi acusada pelo Ministério Público Federal (MPF), instituição que zela pelos direitos à dignidade, liberdade e vida e pela fiscalização das leis, de cometer crime racial. Gkay espalhou vários textos carregados de preconceito e hostilidade em sua conta oficial, aproximadamente dez anos atrás.


Gkay (Foto: reprodução/Instagram/@gessica)

De acordo com Fábia Oliveira, colunista do Metrópoles, Gkay enfrenta uma denúncia por discriminação racial relacionada a um tuíte. A postagem, feita no X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter, data de agosto de 2011.

“Mais uma mordomia para esses brasileiros que tanto gostam da vida boa e preguiçosa, essa tal sistema de cotas. Uma palhaçada, isso sim!”

Gkay

Posicionamento de Gkay

Segundo a jornalista, Gkay foi ouvida pela polícia e admitiu ser responsável pela publicação. Gessica relatou que a mensagem foi escrita aproximadamente 13 anos atrás e reconheceu que era de mau gosto. Contudo, enfatizou que na época era muito jovem e não possuía instrução adequada. A blogueira também comentou que o humor naquela época era caracterizado pela agressividade.

Em julho deste ano, a juíza aceitou a denúncia do MPF referente ao post considerado racista e preconceituoso. A web celebridade em questão já tinha atingido a maioridade penal, estando com 18 anos conforme indicado na denúncia. Devido à gravidade do caso, o órgão recusou qualquer acordo e a decisão não foi contestada pelas autoridades.

Outras postagens polêmicas

Em outra postagem, Gkay comenta: “Não quero nem ser maldosa, mas daí vem a bonitinha gorda e quadrada, usando um vestido colado e de listras, enfraquecendo meus votos de bondade”. Além des, mais postagens foram feitas.

“Gente que me trata como se eu fosse uma paciente. Cadê os campos de concentração nazistas, quando eu mais preciso deles?”

Publicação de Gkay em novembro do mesmo ano

Gkay é conhecida por ser dona da Farofa que acontece todo ano em seu aniversário e conta com mais de 19 milhões de seguidores em seu Instagram.

“Ler é viver mil vidas diferentes em uma única existência.” - André William Segalla Cursando jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo com previsão de formação em dezembro de 2025, moradora do litoral paulista, com 24 anos, estagiando como redatora no IN Magazine e dirigindo uma escola de cursos.