O Padre Fábio de Melo publicou um vídeo em seu Instagram neste domingo (26), em que ele desabafa sobre sua depressão em forma de poema. Intitulado como “À Beira do Abismo”, os versos repletos de melancolia tem trechos como “Minha alma sob sombra tem o hábito de viver nas alegrias consciente de que elas estão terminando” e “eu já estou chorando de saudade delas. Quando vem a tristeza, eu sou invadido pela convicção de que será definitiva.”
O poema
Foi à beira do abismo que eu sempre andei, desde menino. Tudo em excesso, alegria demais, tristeza demais, amor demais, ódio demais. No avesso de toda alma que hospeda a melancolia, eram muitas loucuras, muitos delírios
A cabeça do poema indica que Fábio de Melo sempre foi uma pessoa melancólica. O padre falou que, mesmo em suas alegrias, ele se sente triste pela sensação de que elas estão prestes a acabar. Além disso, o sacerdote desabafou sobre o uso de remédios anti-depressivos.
O grande desafio, minha gente, é chegar à medida exata. Curar a tristeza, mas sem que a medicação me roube a poesia
Confira a postagem completa do poema de Fábio de Melo (Vídeo: reprodução/Instagram/@pefabiodemelo)
A volta da depressão
No domingo (19), o padre Fábio de Melo marcou presença no palco da Arena Pernambuco para o encerramento das comemorações pelos 35 anos da Comunidade Católica Obra de Maria, em São Lourenço da Mata, no estado de Pernambuco.
Apesar do clima festivo da cerimônia, o sacerdote surpreendeu a todos no encerramento do evento, com um relato chocante sobre sua condição mental.
Durante o evento, o padre se abriu aos fiéis e compartilhou que está enfrentando novamente a depressão. Ele revelou:
Quero abrir meu coração. Ao longo dessas duas últimas semanas, a depressão tomou conta de mim de novo. Ao longo dessas duas últimas semanas eu só tenho um pensamento nessa vida, minha gente: a vontade de deixar de viver
Desde então, Fábio de melo vem se abrindo mais com os fiéis, compartilhando o que sente e trazendo recados reflexivos sobre a doença pela qual está passando.