O cenário político brasileiro para as eleições de 2026 ainda está em formação, mas já existem especulações sobre possíveis nomes para a disputa presidencial. Segundo o site Metrópole, ainda sem partido, Gusttavo Lima é um dos nomes competitivos contra o presidente Luiz Inácio da Silva (PT), para as eleições de 2026. Divulgada nesta segunda-feira (3), a pesquisa Genial/Quaest, mostra que o cantor sertanejo fica mais perto do petista, em um possível segundo turno.
Gusttavo Lima, embora não tenha experiência na política, ele se consolidou como uma figura influente entre setores conservadores e apoiadores da direita, o que o torna um possível concorrente viável contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso ele tente a reeleição.
Ainda segundo o site Metrópole, o resultado da pesquisa saiu uma semana após de o mesmo instituto de pesquisa mostrar que pela primeira vez que Lula, desde o início de seu mandato, é o mais reprovado do que aprovado pelos seus eleitores, onde 49% dos brasileiros que reprovam, contra 47% que aprovam.
Nomes que aparecem juntamente com Gusttavo Lima
Nomes da direita que também aparecem são o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicano), do deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e também Pablo Marçal (PRTB). Na pesquisa foram testados seis cenários, onde o ex-presidente Bolsonaro (PL) não aparece, pois está inelegível, a defesa de Jair Bolsonaro recorre na justiça para reverter a situação, mas até o presente momento ele não pode concorrer às eleições do próximo ano.
Vale lembrar que em setembro do ano passado, Gusttavo Lima passou por um momento complicado, onde quase foi preso, chegando a ter sua prisão preventiva decretada, sob suspeita de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro relacionado a jogos ilegais, a defesa do artista no entanto negou as acusações, afirmando que ele não tem qualquer envolvimento com atividades ilícitas. Posteriormente, a Justiça revogou o mandado de prisão preventiva contra o cantor.
O cantor chegou a colocar seu nome a disposição
Até o momento, Gusttavo Lima não declarou oficialmente interesse em concorrer à presidência no próximo ano, mas chegou a dizer à imprensa, tempos atrás, que seu nome estava à disposição em caso de necessidade.
Sua popularidade e alinhamento com alguns segmentos políticos específicos fazem com que seu nome seja cogitado como uma alternativa no cenário eleitoral de 2026.