Polêmicas do Oscar: recorde cinco situações inusitadas que já aconteceram na premiação

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
6 min de leitura
Foto Destaque: polêmicas do Oscar: recorde situações inusitadas que já aconteceram na premiação (Reprodução/1°foto:Neilson Barnard/Getty Images;2°foto:Andrew H. Walker/Getty Images/MontagemCanva)

Todo início de ano, Hollywood é bombardeada pela temporada de premiações. Seja no mundo da música, cinema ou TV, estes eventos fazem questão de prestigiar os artistas que mais se destacaram no ano anterior. O Oscar, reconhecido como a maior premiação do universo cinematográfico, é um dos mais aguardados do período. A edição deste ano acontecerá neste próximo domingo (10) e promete muitas surpresas.

Contabilizando um total de 96 edições, o Oscar já foi palco de grandes polêmicas e momentos inusitados, desde um erro no anúncio dos vencedores, até questões envolvendo racismo e agressão. A seguir, separamos algumas destas ocasiões.

O tapa de Will Smith em Chris Rock (Oscar 2022)


will smith e chris rock
A agressão protagonizada por Will Smith e Chris Rock foi pauta na mídia em geral por alguns dias (Foto: reprodução/ROBYN BECK/AFP via Getty Images)

Para além de sua vitória como “Melhor Ator” na edição daquele ano por sua atuação no longa “King Richard: Criando Campeãs”, o ator e cantor Will Smith foi alvo de muitos comentários pós-evento por protagonizar uma cena de agressão contra o ator e comediante Chris Rock.

Na ocasião, Chris estava apresentando uma categoria e, em dado momento, fez uma piada relacionada à Jada Pinkett Smith – esposa de Will. O comentário não foi nada bem recebido, principalmente por ter sido relacionado a uma condição de saúde de Jada.

Foi quando Will, que estava sentado na plateia, levantou-se de seu lugar, subiu no palco e deu um tapa na cara de Rock. O momento foi um choque para todos que estavam presentes e, por uns longos minutos, o local permaneceu em silêncio. Dias depois, Will se pronunciou nas redes pedindo desculpas pela ação e alegou apenas querer proteger sua companheira. O ator foi banido de comparecer ao Oscar por 10 anos.

Ator Marlon Brando recusa prêmio e não vai em cerimônia (Oscar 1973)


Marlon Brando's Best Actor Oscar win for "The Godfather" | Sacheen Littlefeather
Momento em que a atriz Sacheen Littlefeather recebe o prêmio no lugar de Marlon Brando (Vídeo: reprodução/YouTube/Oscars)

Marlon Brando ficou eternizado no cinema internacional por seu papel no filme “O Poderoso Chefão” e, com isso, todos já esperavam que ele levasse a estatueta para a casa na categoria de Melhor Ator. No entanto, Marlon não compareceu na edição daquele ano e enviou a atriz Sacheen Littlefeather para discursar em seu lugar.

O ato foi visto como uma forma de protesto na época, visto que Brando deu espaço para Sacheen relatar os desafios e o descaso que os povos nativos estavam tendo que enfrentar diante as indústrias cinematográficas e televisivas. Vale lembrar que, em 2023, Sacheen Littlefeather não foi mencionada na homenagem póstuma feita durante a premiação.

Beijo inesperado em discurso (Oscar 2003)


halle e adrien
Momento em que Adrien Brody beijou Halle Berry no Oscar de 2003 (Foto: reprodução/TIMOTHY A. CLARY/AFP via Getty Images)

Em 2003, o Oscar protagonizou um momento bastante controverso envolvendo os atores Adrien Brody e Halle Berry. Ao ganhar a estatueta de “Melhor Ator” daquele ano, com sua performance no filme “O Pianista”, Adrien surpreendeu todos ao dar um beijo em Halle – que estava apresentado a determinada categoria. No entanto, o momento não estava combinado com a atriz, que claramente mostra-se chocada com a reação.

Na época, o caso foi relevado em partes pela mídia e demorou-se um tempo para o público de fato questionar tal atitude de Brody, visto que, qualquer ação sem consentimento não deveria ser praticada.

Caso de racismo envolvendo a atriz Hattie McDaniel (Oscar 1940)


hattie mcdaniel
Registro da atriz Hattie McDaniel no Oscar de 1940 (Foto: reprodução/Globo/revistaquem.globo.com)

Nos anos de 1940, as leis segregacionistas ainda permaneciam em vigor nos Estados Unidos e foi por conta de uma delas que a atriz Hattie McDaniel foi impedida de se sentar ao lado de seus colegas de elenco do filme “…E o vento levou”.  A atriz foi obrigada a permanecer nos fundos do local onde o evento ocorria.

Além disso, mesmo levando o título de primeira mulher afro-americana a vencer um Oscar, Hattie ainda recebeu uma placa no lugar de um troféu – hábito que era feito para as categorias de atrizes coadjuvantes na premiação da época.

Melhor Filme é anunciado errado (Oscar 2017)


"Moonlight" wins Best Picture | 89th Oscars (2017)
“La La Land” e “Moonlight” acabam sendo trocadas ao anunciarem a categoria de “Melhor Filme” no Oscar de 2017 (Vídeo: reprodução/YouTube/Oscars)

Por fim, um dos episódios mais lembrados até hoje: a confusão de nomes que foi feita ao anunciar a categoria de Melhor Filme na edição de 2017. A gafe acabou sendo cometida pelos atores Warren Beatty e Faye Dunaway, que receberam um envelope com o nome da atriz Emma Stone – protagonista do musical “La La Land: Cantando Estações” – e vencedora da categoria de Melhor Atriz daquele mesmo ano.

Com isso, os apresentadores tomaram o nome do musical como o vencedor. No entanto, os verdadeiros vitoriosos eram o elenco do longa “Moonlight”. O momento constrangedor, principalmente pelo fato dos atores terem que descer do palco após a troca de nomes, gerou bastante repercussão na mídia.  

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile