A cantora Preta Gil, de 50 anos, foi hospitalizada nesta terça-feira (1) no Rio de Janeiro, segundo informações da assessoria. A internação é necessária para a realização de exames médicos e administração de medicações que precisam ser feitas em ambiente hospitalar, devido ao seu tratamento oncológico.
Como de costume, a artista publicou vídeos em sua redes sociais mostrando a troca de acompanhante. Preta agradeceu os amigos por estarem sempre ao seu lado durante o tratamento.
Não há mais o que fazer no Brasil
No último domingo (30), Preta se apresentou no “Domingão com Huck” e cantou “Brasil”, trilha de abertura do remake da novela da Globo, “Vale Tudo”, que foi imortalizada na voz de sua madrinha, a cantora Gal Costa (1945-2022).
Ao longo do programa, Preta revelou que está entrando em uma fase difícil da doença e que neste mês vai para Nova York, nos Estados Unidos, para dar continuidade ao seu tratamento oncológico com medicamentos novos, em fase final de estudo. De acordo com a equipe médica, não há mais no Brasil opções de tratamento disponíveis para o caso da cantora.
Preta reconhece sua posição de privilégio e afirma que vai se valer dessa oportunidade em busca da cura. Ela acredita que sua chance está no exterior e por isso vai encarar mais esta fase. Ela quer voltar curada para o Brasil para poder cantar, brincar com a neta, estar com seu filho. Por isso, afirma ter muito ainda para viver e se recusa a aceitar que pode ser o fim.
Só Deus sabe, e meus amigos íntimos, o que tem por baixo dessa roupa e por dentro dessa alma.
Preta Gil
Preta agradeceu o carinho do público e dos amigos presentes e disse que amor, respeito e carinho são mais fortes que qualquer cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.
Longa jornada até a cura
Preta Gil luta contra um câncer no intestino desde janeiro de 2023. Após o diagnóstico da doença, a cantora passou por uma cirurgia para retirar o tumor e remover o útero, e deu início à quimioterapia e radioterapia.
No quinto ciclo do tratamento, a cantora teve uma sepse que a levou para a UTI e quase a matou. A sepse é um processo em que o organismo desenvolve uma infecção a partir de uma inflamação desregulada. O comprometimento do sistema imunológico pode afetar a circulação sanguínea, que pode levar à falência geral dos órgãos e ao óbito, caso a infecção não seja atacada a tempo.
Em dezembro de 2023, Preta anunciou o fim do tratamento, porém o câncer voltou em 2024. Precisou, então, passar por mais uma cirurgia de mais de 20 horas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para remoção do aparelho digestivo e do sistema linfático, quando colocou uma bolsa de colostomia definitiva. A artista ficou 55 dias internada em recuperação e atravessou um longo processo de reabilitação.
Recentemente, a filha de Gilberto Gil ficou seis dias hospitalizada em Salvador por causa de uma infecção urinária. Uma bactéria na sonda que ela usa se transportou para a corrente sanguínea, o que causou a infecção. Preta teve alta no dia 14 de março.
Um dia depois, ela foi ao show de abertura da nova turnê do pai, na Arena Fonte Nova, na capital baiana. O pai homenageou a filha no show da turnê “Tempo Rei”, o que deixou a cantora muito emocionada.
Segundo sua equipe, Preta deverá ter alta até sexta-feira (4).