Preta Gil recebe alerta de médico após efeitos colaterais no tratamento contra o câncer

Entenda como funciona o tratamento contra o câncer que a cantora vem enfrentando desde agosto deste ano

Camila Crespo Por Camila Crespo
3 min de leitura
Foto destaque: Preta Gil luta contra o câncer desde 2023 (Reprodução/Instagram/@pretagil)

Depois da retirada de um câncer no intestino e o fim do tratamento em dezembro de 2023, em agosto deste ano, Preta Gil anunciou nas suas redes sociais que a doença havia voltado em outros quatro locais do corpo. Com o diagnóstico, após iniciar a quimioterapia, a cantora chamou a atenção dos seus fãs com um tratamento chamado Laserterapia, em que o paciente usa um laser na boca.

Entenda o tratamento

Em entrevista à Revista CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra Filho explicou como funciona o tratamento que atua contra a mucosite, causada pela quimioterapia que, além de destruir células cancerígenas, mata também as de crescimento rápido. Segundo o médico, essa destruição acaba gerando feridas na boca que podem gerar muita dor.

A Laserterapia utiliza um laser na cavidade oral que diminui o incômodo, a inflamação e ajuda na cicatrização das feridas. O laser é absorvido, transformado em energia, estimulando a regeneração das células. “O laser é indicado apenas como tratamento para amenizar e evitar as mucosites” , afirmou o médico.

Segundo o profissional, para aqueles que não tem acesso ao tratamento com a Laserterapia, podem evitar a mucosite através da alimentação, evitando alimentos cítricos e mantendo uma boa higiene bucal. Além disso, é recomendado que se utilize bicarbonato para remover a acidez da mucosa oral.

Novo ciclo da cantora

Em agosto, a cantora utilizou as redes sociais para anunciar a volta do câncer, que dessa vez está em dois linfonodos, peritônio e ureter. Preta também realizou uma entrevista ao Fantástico, em que revelou seu novo significado para a palavra cura e que contou como tem lidado com o processo.


Preta Gil
Preta Gil em entrevista ao Show da Vida, no Fantástico (Foto: Reprodução/TV Globo)

Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou“, disse a cantora.

No dia 15 de outubro, através dos stories do Instagram, Preta revelou que seu tratamento tem dias bons e dias difíceis. Ela disse que as medicações acabam deixando seu corpo cansado, mas que tem tentado manter a rotina com exercícios físicos.