Primeiras imagens da biografia do criador de “Chaves” e “Chapolin” são divulgadas

Cristina Ribeiro Por Cristina Ribeiro
3 min de leitura
Foto destaque: Roberto Gómez Bolaños interpretou e escreveu os seriados Chaves e Chapolin (Reprodução/El Pais)

Na quinta-feira (29), a Max Latinoamérica revelou as primeiras imagens da série biográfica sobre o inesquecível humorista Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), conhecido como o criador das séries mexicanas “Chaves” (1972-1983), “Chapolin ” (1973-1979) e “Chespirito” (1980-1995).


Pablo Cruz-Guerrero caracterizado como Vicente Chambón (Foto: Divulgação/Max Latinoamérica)

O título da série faz uso de um dos mais memoráveis bordões do pequeno Chaves: “Sem Querer Querendo“, já está sendo gravada, mas ainda não tem data de estreia. O projeto conta com envolvimento da família de Bolaños. O ator Pablo Cruz Guerrero vai dar vida ao protagonista Chaves, da série homônima que marcou a vida de muitos brasileiros.


O ator Pablo Cruz Guerrero vai dar vida ao protagonista Chaves (Foto: reprodução/HBO Max Latinoamérica)

O multifacetado intérprete de Chaves e Chapolin

Apelidado de Chespirito (ou pequeno Shakespeare), Bolaños foi ator, dramaturgo, escritor, roteirista, desenhista, compositor, produtor e diretor de televisão. No Brasil, os programas “Chaves” e o “Chapolin Colorado”, dos quais fora criador e protagonista, ganharam notoriedade a ponto de serem exibidos por décadas pelo SBT.


Roberto Gómez Bolaños com sua esposa Florinda Meza (Foto: reprodução/Infobae)

Bolaños: boxe, engenharia e sucesso absoluto

Roberto Gómez Bolaños nasceu em 21 de fevereiro de 1929, na Cidade do México. Foi o segundo dos três filhos de Francisco Gómez Linares, um destacado pintor e ilustrador, e Elsa Bolaños-Cacho, uma secretária bilíngue. Na adolescência, destacou-se no boxe, mas sua baixa estatura o levou a abandonar o esporte. 

Estudou Engenharia Mecânica na Universidade Autônoma do México, e trabalhou numa construtora, numa ocupação que ele mesmo qualificou de tediosa. Como nunca perdeu sua capacidade de se adaptar e se reinventar, o jovem Bolaños agarrou uma oportunidade em uma agência de publicidade. Assim, aos 22 anos, começou a escrever roteiros para rádio, programas de televisão e filmes.

Ao final da década de 1950, lançou-se como ator, mas foi só em 1968 que Chespirito assinou um contrato com a recém-fundada Televisão Independente do México. Iniciando com meia hora aos sábados a tarde, seus roteiros hilariantes lhe renderam tanta popularidade que passou a ter um programa semanal à noite, por uma hora. 

Foi durante esse programa que seus dois personagens mais queridos, Chaves e o Chapolin Colorado, fizeram sua estreia, conduzindo a um sucesso estrondoso. A exibição agradou tanto que, mesmo após pararem de serem gravados, reprises ainda são vistas habitualmente em diversos países latino-americanos, divertindo várias gerações de pessoas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile