Príncipe Harry, por meio de uma entrevista concedida para ITV, revelou o real motivo por ter se afastado da família real. Segundo ele, a falta de vontade de sua família para combater os abusos que os tabloides vêm cometendo o teria afastado.
Entrevista
A entrevista foi para o documentário em formação “Tabloids on Trial”. No começo dos questionamentos por parte do entrevistador ele pergunta diretamente para Harry, “Até que ponto você acha que sua determinação em lutar contra os tabloides destruiu o relacionamento com sua família?”, o Duque por sua vez disse que qualquer coisa que ele diga sobre tal assunto se resulta em uma enxurrada de abusos por parte da imprensa, deixando claro o motivo do afastamento.
Tabloids on Trial é focado no escândalo que ocorreu no ano de 2011, quando Harry descobriu os abusos nos anos de 1990 e 2000, quando fora vítima de espionagem por um grande tabloide pertencente ao Reino Unido. Na época em questão, o Duque recebera US$ 177 mil dólares, que hoje, na cotação atual, seria do valor de R$ 992 mil, em indenização. Desde o abuso, ele vem processando quaisquer tipos de invasão por partes de editorias britânicas.
Harry deixa claro em parte da entrevista que a luta contra os abusos deveria ser uma causa compartilhada e não apenas dele e de sua esposa, Meghan. “Seria bom se fizéssemos isso como uma família”, ele ainda ressalta que está fazendo por seus motivos, pois uma vez que se está em um cargo público, deve fazer por um bem maior. “Acho que tudo que aconteceu mostrou às pessoas qual é a verdade sobre o assunto. Para mim, a missão continua, mas sim, isso causou parte de uma ruptura”, finalizou dizendo.
Harry e Meghan (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Chris Jackson)
O Príncipe William teria feito um acordo particular com News Group Newspapers para que não revisitasse uma acusação de hacking de fotos. A equipe de Harry na época afirmou tal notícia e, conforme os documentos obtidos pela Reuters impediu de o caso ser levado até o tribunal.
Afastamento
Harry e Meghan Markle abriram mão dos cargos na família real em 2020 por diversas questões. Os dois se mudaram para Califórnia e expressaram que não colaborariam com os tabloides do Reino Unido, pois, segundo eles, os mesmos são responsáveis pela destruição da vida de muita gente.