Através de comunicados em suas redes sociais, na última sexta-feira (28), os rappers Emicida e Evandro Fióti, informaram sobre o fim da parceria artística entre eles sem fornecer muitos detalhes.
Enquanto Emicida comunicava o fim da parceria de maneira mais direta, seu irmão, Fióti, informava uma nova fase em sua trajetória profissional pedindo “respeito” a este momento de transição e “a história e ancestralidade de sua família”.
Comunicado Emicida (Foto: reprodução/Instagram/@emicida)
À medida que a publicação de Fióti recebia comentários desejando força e sucesso nessa nova caminhada, em sua publicação, o rapper Emicida, vetou os comentários.
Comunicado Fióti (Foto: reprodução/Instagram/@fiotioficial)
O comunicado sobre o fim da parceria entre os irmãos, pegou muitos fãs e o mundo da música de surpresa. No entanto, tanto uma publicação quanto outra tiveram inúmeras curtidas.
“Laboratório Fantasma” e processo judicial
Após os comunicados, alguns portais na internet começaram a especular sobre o motivo pelo qual a dupla teria se separado. Tanto o “Portal Léo Dias” quanto o “Hugo Gloss Famosos” informaram haver uma disputa judicial entre os irmãos, com um processo tramitando em segredo de justiça. Contudo, Emicida e Fióti não se manifestaram diretamente sobre o assunto.
Especula-se que o rompimento entre os irmãos e sócios ocorreu em novembro de 2024, momento em que Emicida solicitou o desligamento de Fióti do quadro societário da empresa.
Segundo informações, Emicida revogou os direitos do irmão como procurador e bloqueou seu acesso às contas bancárias da “Laboratório Fantasma” e das demais empresas as quais Fióti era único sócio-administrador.
A importância da “Laboratório Fantasma” no rap nacional
A “Laboratório Fantasma” é uma empresa criada na zona norte da capital de São Paulo. Foi fundada em 2009, quando os irmãos Leandro Roque de Oliveira (Emicida) e Evandro Roque de Oliveira (Fióti) decidiram fundar uma empresa “Afro-Empreendedora” voltada para o mundo do entretenimento, música e moda.
Além de gerenciar a carreira de vários artistas, produzir e lançar coleções no mundo da moda, realizou várias parcerias com grandes nomes do rap nacional. Entre eles: Mano Brown, Criolo, Drik Barbosa e Rael.
A “Laboratório Fantasma”, também foi responsável pelo gerenciamento do projeto “AmarElo”. Um espetáculo apresentado mais de 120 vezes, em nove países e em 55 cidades. Onde o rapper Emicida enfatiza e valida a cultura dos negros e da população periférica.
“AmarElo”, inspirado em um poema do escritor e músico Paulo Leminski, foi ganhador do Grammy Latino de 2020 como “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa” além de se tornar documentário em 2020.
Ainda que a parceria entre Emicida e Fióti, tanto na vida artística quanto na empresarial tenha se desfeito, o legado deixado pelos rappers e irmãos, permanecem ecoando no cenário musical e no rap nacional.