Rei Charles III faz pronunciamento no Dia Mundial do Câncer

Após um ano de seu diagnóstico, Rei Charles III faz reflexão sobre sua batalha contra o câncer e reforça apoio a pacientes e profissionais da saúde

2 min de leitura
Rei Charles III faz pronunciamento no Dia Mundial do Câncer, após um ano de seu diagnóstico
Foto destaque: Rei Charles III, de 75 anos, falou sobre seu estado de saúde durante uma visita a Southport (Reprodução/Ben Stansall/Getty Images Embed)

O Dia Mundial do Câncer acontece em 04 de fevereiro. Neste dia o Rei Charles III fez um pronunciamento, se emocionando ao demonstrar apoio a pacientes oncológicos, profissionais da saúde e instituições que trabalham no combate à doença. Para o rei, a data possui um significado impactante por marcar um ano desde que foi diagnosticado com um tumor na próstata, conforme anunciado pelo Palácio de Buckingham em 2024.

Apesar dos desafios do tratamento, o rei Charles tem se mantido ativo em suas funções e aproveitou a ocasião para enfatizar a importância da conscientização sobre o câncer e o papel de organizações especializadas no suporte aos pacientes.

Um ano de luta

Durante um vídeo publicado nas redes sociais oficiais da família britânica, Charles III compartilhou uma mensagem encorajadora: “Neste Dia Mundial do Câncer, enviamos amor a todos aqueles que estão enfrentando um diagnóstico — bem como aos incríveis médico, enfermeiros, instituições de caridade e famílias que trabalham incansavelmente para apoiá-los”. O pronunciamento do rei Charles reforçou o compromisso da realeza com as instituições que auxiliam no tratamento e prevenção do câncer.


O Rei Charles III participa da missa de domingo na Igreja de Santa Maria em Flitcham, Inglaterra (Foto: reprodução/Mark Cuthbert/Getty Images Embed)


Desde o anúncio do diagnóstico, o rei Charles III tem buscado usar sua posição para trazer mais atenção à doença, incentivando a detecção precoce e o acesso a tratamentos adequados.

Saúde e expectativas

O diagnóstico do rei veio logo após exames realizados durante um procedimento para tratar um aumento benigno da próstata. Na ocasião, os médicos identificaram uma anomalia que levou a novos testes confirmando um tumor. Desde então o rei Charles tem recebido tratamento e sua evolução vem sendo positiva. Fontes próximas da família real indicam que o rei tem respondido bem às terapias e segue sendo monitorado por especialistas.

Sair da versão mobile