O ator britânico Rupert Grint, 36 anos, conhecido por seu personagem icônico Rony Weasley, nos filmes da franquia Harry Potter, foi condenado a pagar para a receita federal do Reino Unido cerca de U$ 1,8 milhões de euros (na conversão de cerca de U$ 13 milhões de reais). A decisão veio após uma ação judicial em que o ator perdeu a dívida, referente ao imposto de renda de uma empresa.
Segundo a BBC divulgou nesta sexta-feira (29), Rupert era o único dono e recebeu cerca de U$ 28 milhões da empresa durante os anos 2011 e 2012, mas declarou que a quantia vinha de prováveis rendas residuais e bônus, originalmente dos filmes do Harry Potter.
Imposto de Renda britânico
Em 2019, quando o órgão HMRC (HM Revenue & Customs) que regula os impostos no Reino Unido começou a investigar sobre o dinheiro, percebeu-se que o imposto estava tributado em uma alíquota incorreta. O ator, juntamente com seus advogados, fez um requerimento informando que o valor era proveniente de seu trabalho, mas o tribunal não entendeu desta forma e rejeitou o pedido.
No entanto, para Rupert não será novidade desembolsar uma quantia relacionada ao assunto, já que, no mesmo ano da investigação, ele pagou cerca de U$ 6 milhões referente a outra ação. O motivo era a restituição, o que ocorreu também em 2019.
Ator Rupert Grint (Foto: reprodução/NurPhoto/Getty Images )
Carreira de Rupert Grint
A carreira do eterno Rony Weasley, começou com papéis pequenos em peças e teatros locais onde residia, apenas quando foi convidado para fazer parte da franquia ao lado do ator Daniel Radcliffe que interpretou Harry e Emma Watson a Hermione foi que ele se destacou, conforme aos filmes ganhavam o grande público o trio de amigos começou a se tornar popular trazendo notoriedade para o seu trabalho.
Após o sucesso, ele participou de outras produções como Alan A. Allen no longa Thunderpants, esse é o primeiro fora da franquia, em seguida fez Ben Marshall no longa Driving Lessons (2006), Cherrybomb entre outros.