Em meio a um forte debate sobre imigração nos Estados Unidos, Shakira fez questão de dedicar o Grammy, que venceu neste domingo (02), aos estrangeiros que vivem no país. A cantora colombiana venceu a categoria de Melhor Álbum Pop Latino por Las Mujeres Ya No Lloran e disse:
Quero dedicar este prêmio a todos os meus irmãos e irmãs imigrantes neste país. Vocês são amados, vocês valem a pena, e eu sempre lutarei com vocês
No discurso, Shakira também homenageou as mulheres que precisam trabalhar dobrado para sustentar suas famílias:
[…]e para todas as mulheres que trabalham duro para sustentar suas famílias. Vocês são as verdadeiras CEOs.
A cantora foi à cerimônia acompanhada de seus filhos Milan e Sasha, ambos frutos de seu relacionamento com o ex-jogador de futebol espanhol, Gerard Piqué.
Situação dos imigrantes nos Estados Unidos
Esta terça-feira (28) foi marcada pelo início da prisão de imigrantes ilegais na cidade de Nova York, segundo a secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS), Kristi Noem, em publicação no X.
A operação fez parte de uma operação conjunta realizada pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE). O objetivo do órgão é implementar políticas de imigração decretadas pelo presidente Donald Trump.
Assim, o Congresso, de maioria republicana, aprovou uma lei para aumentar o tempo de prisão preventiva de imigrantes ilegais suspeitos de crimes. Além disso, o governo Trump também realizou uma ordem executiva que busca restringir o direito à cidadania por nascimento nos Estados Unidos.
De acordo com o ICE, o órgão já prendeu 4.521 imigrantes desde o início do governo de Donald Trump.
Álbum de Shakira vencedor do Grammy
O disco é o primeiro após o divórcio entre Shakira e Piqué. “Las Mujeres Ya No Lloran”, de tradução literal “As Mulheres Não Choram”, conta com 16 faixas e está disponível no Spotify desde março de 2024.
A tracklist do álbum é composta por:
- Puntería X Cardi B
- La Fuerte X Bizarrap
- Tiempo Sin Verte
- Cohete X Rauw Alejandro
- (Entre Paréntesis) X Grupo Frontera
- Cómo Dónde Y Cuándo
- Nassau
- Última
- Te Felicito x Rauw Alejandro
- Monotonía X Ozuna
- BZRP Music Sessions, Vol. 53
- TQG X Karol G
- Acróstico X Milan + Sasha
- Copa Vacía X Manuel Turizo
- El Jefe X Fuerza Régida
- BZRP Music Sessions, Vol. 53 (Tiësto Remix)
Shakira segue sendo extremamente relevante para o mundo da música latina, mesmo aos 48 anos. Assim, a vitória do Grammy deve ser um combustível para que Shakira tenha um 2025 tão bem sucedido quanto o ano passado.