Toby Keith, de 62 anos, faleceu nesta segunda-feira (05) enquanto enfrentava um câncer no estômago. O astro da música country era famoso por sua devoção ao país que nasceu, suas músicas recheadas de patriotismo eram admiradas por muitos norte-americanos, levando o músico ao topo dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos por quatro vezes. A morte do cantor foi confirmada por sua família através das redes sociais do próprio artista, em uma publicação com a foto do astro country.
“Toby Keith faleceu pacificamente na noite passada, dia 5 de fevereiro, cercado por sua família. Ele lutou sua luta com graça e coragem. Por favor, respeite a privacidade de sua família neste momento.”
A publicação não menciona a causa da morte do cantor. Nos comentários, colegas de profissão prestam condolências ao lado dos fãs, dizendo não imaginar o mundo sem a presença do country.
Quem era Toby Keith
Nascido no estado de Oklahoma, em 8 de julho de 1961, Toby Keith Covel por alguns anos seguiu os passos de seu pai, trabalhando no ramo petrolífero após a conclusão do ensino médio. Na mesma época, Keith tocava ao lado de seu próprio grupo, intitulado de “Easy Money Band”. Durante uma crise petrolífera, o músico chegou a ser jogador de futebol semi-profissional. Mas a sua prioridade logo se tornou a música e ela chamou a atenção da gravadora Harold Shedd, que admirou a qualidade de música de Keith. Através de Shedd, Keith lançou seu primeiro álbum com a Mercury Records, em 1993. Após isso Toby Keith não parou mais, alcançou diversas paradas e a Billboard Hot Country Songs com 61 singles. Mesmo diagnosticado com câncer no estômago, o músico se manteve fazendo shows.
Patriotismo
Conhecido mundialmente por suas canções recheadas de patriotismo e orgulho em pertencer, Toby Keith era um norte-americano nato. Suas músicas comumente exaltavam os Estados Unidos, como em sua canção polêmica intitulada de “Courtesy of the Red, White and Blue (The Angry American)”, de 2002, onde o artista contestava o ocorrido do 11 de setembro, alertando estrangeiros sobre os Estados Unidos “dar um chute em sua bunda” e sobre o “jeito americano” de ser.
Toby Keith chegou a cantar na posse do ex-presidente Donald Trump, em 2017, quando recebeu diversas críticas por ter sido um dos poucos artistas dispostos a se apresentarem no evento. Ele respondeu e disse não se arrepender por trabalhar em favor do país e das forças armadas.