Uma semana sem Preta Gil: amigos e familiares ainda homenageiam a cantora
Uma semana após a morte de Preta Gil, fãs e famosos seguem prestando homenagens; legado cultural e ações solidárias ganham mais destaque
Já se passou uma semana desde que o Brasil se despediu da cantora Preta Gil, que lutava contra um câncer no estômago. Preta se preparava para retornar ao Brasil, mas não resistiu. As homenagens e o reconhecimento por seu legado não param de crescer. Pessoas públicas, fãs e admiradores seguem prestando tributos nas redes sociais, em uma verdadeira efusão de carinho e saudade.
Homenagens
Carolina Dieckmann, melhor amiga de Preta Gil, não conteve a emoção e deixou sua homenagem:
“Que distância vai guardar nossa saudade?“, postou a atriz, que interpreta Leila na novela Vale Tudo.
Marília Gil, uma das irmãs de Preta, expressou em palavras toda a dor e saudade que a família sente nesta primeira semana sem a cantora:
“Que semana! Que dor imensa! Vinha trabalhando esse luto há meses. Tentando entender, ressignificar, orar. Mas a partida abre sempre um buraco gigante, um abismo sem cordas. Nunca estamos preparados“, escreveu a filha de Gilberto Gil.
Ela continuou:
“Minha irmã Pretinha foi luz, alegria, iluminava os caminhos por onde passava e acendia corações com afeto, cuidado, carinho. Era doce, suave e intensa. Fazia o bem e tinha grandes sonhos coletivos. Não crescia só. Dava a mão e puxava quem quisesse crescer junto com ela. Inteligente e lúcida. Tão linda!!! Uma força imensa que não passará. Sua chama seguirá brilhando em mim e em todos que ela tocou… Nos últimos dias, tive tantos sonhos confusos. Acho que fui ao seu encontro. Difícil explicar… Minha visita ao hospital, em abril, foi tão serena. Ela ainda cheia de esperanças… Pena que não deu… Que pena!!!“, concluiu, em um texto emocionante sobre a saudade da irmã.

Legado
O legado que Preta Gil deixou para a cultura brasileira se fortalece a cada dia. Após sua morte, muitos depoimentos e histórias até então desconhecidas vieram à tona, revelando seu impacto na vida de milhares de pessoas.
Uma das revelações mais emocionante foi seu coração caridoso com os mais necessitados. Preta Gil assumiu o papel que era exercido por seu amigo, o humorista Paulo Gustavo nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), e chegou a doar mais de R$ 30 mil para a instituição após a morte do humorista. Segundo a superintendente da OSID, a cantora e empresária organizou bazares em prol da organização, localizada em Salvador. Preta era devota de Santa Dulce dos Pobres.
A cantora será homenageada pela instituição com uma estátua ao lado de Paulo Gustavo, como forma de gratidão por sua generosidade e empatia.
