Afirmação do Jornal internacional aumenta expectativas de “Ainda Estou Aqui” para Oscar 2025

Além da Variety, o jornal The Guardian aposta em "Ainda Estou Aqui" como o vencedor da estatueta de ouro do Oscar 2025 e exalta performance de Fernanda Torres

3 min de leitura
Critica de cinema aposta em Ainda Estou aqui e revela em análise no The Guardian
Foto destaque: Fernanda Torres e Walter Salles (reprodução/Instagram/@sonyclassics)

O jornal britânico The Guardian publicou em seu veículo no último domingo, 23, que a história de Eunice Paiva é a favorita para ganhar a categoria de Melhor Filme Internacional na edição de 2025 do Oscar. O veículo também destacou o desempenho de Fernanda Torres como protagonista. “Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres estão sendo indicados às categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz, respectivamente.

Destaque Internacional

A análise crítica feita por Ide Wendy, colunista do jornal diário britânico The Guardian, destacou a presença de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025, exaltando e afirmando que o trabalho dirigido por Walter Salles é o preferido para vencer como Melhor Filme desta edição do Oscar, após o fracasso do longa “Emilia Perez”.


Publicação de Fernanda Torres nas redes sociais (Foto: reprodução/Instagram/@oficialfernandatorres)


Em sua análise, a crítica também destaca a visão e direção de Walter Salles ao conduzir o longa, dizendo que ele foi detalhista ao mostrar como a produção foi planejada desde o início, passando por películas de câmeras, detalhes da época e até mesmo a energia do momento. A crítica também mencionou as escolhas de fotos reais e imagens de acervo.

Para Ide, as polêmicas que rodeiam o longa francês “Emilia Perez”, que foi indicado a 13 categorias neste Oscar, como comentários e pensamentos polêmicos expostos nas redes sociais pela atriz Karla Sofía Gascón e pelo diretor do filme, fizeram com que “Ainda Estou Aqui” ganhasse força. Além de ser uma “envolvente saga”, segundo a crítica cinematográfica, Fernanda Torres em “Ainda Estou Aqui” está sendo “merecidamente indicada ao Oscar de Melhor Atriz” por seu brilhante desempenho na trama.


Trailer do filme “Ainda Estou Aqui” (Vídeo: reprodução/YouTube/Sony Pictures Brasil)

Ainda Estou Aqui

O longa de Walter Salles é baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva e se desenvolve na década de 1970, quando o Brasil vivia um momento histórico e assustador da Ditadura Militar. A história narra a luta de Eunice Paiva para descobrir o paradeiro de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, que foi capturado e morto pelos militares da época.

O filme conta com Selton Mello, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro no elenco e está em exibição nos cinemas brasileiros e global desde novembro de 2024, marcando-se como um dos filmes que ficaram em cartaz por mais tempo.

O filme de Walter Salles já ganhou vários prêmios e está na corrida da vitória no Oscar pelas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional nesta edição. Além disso, o longa já ultrapassou US$ 2,5 milhões em bilheteria nos Estados Unidos. A cerimônia de premiação deste ano, será transmitida pela TV Globo no dia 2 de março, dividindo espaço com o Carnaval 2025.

Sair da versão mobile