“Ainda Estou Aqui”, com Fernanda Torres, é ovacionado no Festival de Veneza

O filme está concorrendo na premiação e a estreia também contou com a presença do ator Selton Mello e o diretor Walter Salles

Joao Pinheiro Por Joao Pinheiro
3 min de leitura
Foto Destaque: Selton Mello e Fernanda Torres, junto do elenco do filme “Ainda Estou Aqui” (Reprodução/Instagram/@seltonmello)

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, concorrente ao Oscar, estreou no último domingo, 1º de setembro, durante a competição do 81º Festival de Veneza, na Sala Grande, com direito a exibição em uma sessão de gala. Grandes nomes no cinema nacional marcaram presença, entre eles Selton Mello, Fernanda Torres e o diretor Walter Salles.

Segundo a jornalista Raquel Carneiro, da revista Veja, os aplausos rendidos após o término da exibição do filme duraram 9 minutos e 46 segundos, além de algumas pessoas chorando e outras emocionadas.

Sobre o filme

A obra é baseada no livro de Marcelo Rubens Paiva, que carrega o mesmo nome “Ainda Estou Aqui”, e narra a história de vida da mãe do autor. Dona Eunice é uma mãe de cinco filhos e será interpretada por duas atrizes de peso no cinema nacional: Fernanda Torres, que aparecerá durante a maioria das cenas, e Fernanda Montenegro, que encarnará a personagem nos momentos finais. 



A história narra o desaparecimento em 1971 de Rubens Paiva, marido de Eunice, interpretado por Selton Mello, um engenheiro e ex-deputado que foi levado por agentes militares para depor durante o período da ditadura. Agora ela terá que lidar com a perda e seguirá se dedicando aos estudos, se tornando uma advogada e especialista em direitos indígenas. 

Com Fernanda Torres no papel de uma mulher que se recusa a ser vista como vítima da ditadura e que busca proteger os filhos da dor, ela exerce o papel com maestria, em uma atuação contida, porém cheia de emoção. Sua performance faz com ela entre para a lista de favoritas a uma Coppa Volpi de melhor atriz no Festival de Veneza, concorrendo com grandes atrizes do cenário internacional como Nicole Kidman.

Uma manhã emocionante  

Durante a exibição para a imprensa, que aconteceu na manhã do último domingo, “Ainda Estou Aqui”, foi recepcionado de forma calorosa e era nítido alguns jornalistas segurando as lágrimas. Walter Salles, que não filmava desde uma obra de ficção desde o ano de 2012, também se emocionou e claro que essa reação é compreensível. Adaptar um livro emocionante e fazer com que as pessoas também sintam as emoções através do filme é o que promete o longa brasileiro. O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil e o que se sabe até o momento é que ficará disponível na plataforma de streaming Globoplay.






Seguir
Maranhense, estudante de Jornalismo, Redator, Assessor de Imprensa, Produtor e Social Media
Sair da versão mobile