“Ainda Estou Aqui” conquista prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no New Mexico Critics Awards

O longa de Walter Salles é aclamado mundialmente, com destaque para o prêmio de “Melhor Filme em Língua Estrangeira” e diversas indicações a grandes premiações

Raquel Cunha Por Raquel Cunha
4 min de leitura
Foto destaque: atriz Fernanda Torres (reprodução/Instagram/@gersonlopes_photographer)

A produção brasileira de Walter Salles, “Ainda Estou aqui”, está sendo aclamada mundialmente desde o seu lançamento em novembro (2024) e já é considerado o filme destaque do ano. O longa-metragem já acumula várias indicações a prêmios importantes e venceu a categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira no New Mexico Critics Awards 2024 nesta terça-feira (16) desbancando o filme dirigido por Jacques Audiard protagonizado por Zoe Saldana.


Trailer do filme “Ainda Estou Aqui” publicado nas redes sociais (Vídeo: reprodução/Instagram/@sonyclassics)


Sucesso brasileiro aclamado mundialmente

A produção cinematográfica “Ainda Estou Aqui” é uma história homônima do livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015, sendo baseada em fatos da vida de Eunice Paiva, mãe do escritor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva, na época da ditadura militar. Eunice, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, busca saber o paradeiro de seu marido Rubens Paiva, um importante político vivido por Selton Mello, que desapareceu sendo capturado por militares da época da Ditadura Militar.

A trama de Walter Salles revisita um dos momentos mais sombrios e histórico brasileiro vividos nos anos de 1970, e deixa em evidência, além de lutas pessoais de Eunice, o impacto que este momento histórico brasileiro causou na vida de centenas de mulheres, trazendo questões de perda, resistência, força, esperança e luta por justiça. Além de estarem no mesmo elenco, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam a mesma pessoa, mas em épocas diferentes. O elenco também conta com Marjorie Estiano, Guilherme Silveira, Olivia Torres entre outros.

O longa já conta com duas indicações ao Globo de Ouro anunciadas na segunda-feira (9), acumula mais de 50 festivais nacionais e internacionais além conquistar, até agora, sete importantes prêmios entre eles, Melhor Roteiro no 81º Festival de Veneza, Itália, Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, Canadá e no Festival de Cinema de Mill Valley, EUA. Conquistando o público pelo mundo e, somente no Brasil, levando mais de 2,5 milhões de espectadores às salas de cinema, a produção de Walter Salles segue como um dos grandes destaques do ano de 2024.


Banner do Filme “Ainda Estou Aqui” publicado nas redes sociais (Foto: reprodução/Instagram/@oficialfernandatorres)


New Mexico Film Critics Circle Awards

Apesar de ser menos conhecido que outras premiações nacionais e internacionais como os Critics’ Choice Awards ou o Globo de Ouro, o New Mexico Film Critics Awards, formada por críticos locais, influência na visibilidade e na expectativa e entusiasmo em torno de produções independentes, locais e lançamentos internacionais na temporada de premiações ajudando a impulsionar filmes e talentos no cenário global do cinema. É uma premiação realizada anualmente por críticos do cinema do estado do Novo México, nos Estados Unidos e reconhece os melhores filmes do ano, incluindo produções internacionais, além de destacar atuações, direção, roteiro e outras categorias importantes. “Ainda Estou Aqui” é o primeiro filme brasileiro a vencer o grande prêmio.