O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” recebeu a grata surpresa de ser indicado à principal categoria do Oscar, nesta quinta-feira (23). No entanto, uma curiosidade que reflete a grandeza do feito é que o longa-metragem, dirigido por Walter Salles (Central do Brasil), é o primeiro sul-americano a concorrer à estatueta de melhor filme.
Concorrendo com grandes sucessos dos outros festivais de premiações, como “Emilia Pérez” e “O Brutalista”, a obra brasileira não chega como favorita à categoria. Porém, a indicação já foi muito comemorada por apaixonados do cinema em todo o Brasil.
Foto Destaque: Os responsáveis pelo filme Ainda Estou Aqui na Curzon Mayfair em Londres (Foto: reprodução/Getty Images/Dave Benett)
Confira a lista de indicados à “Melhor Filme”:
- “Anora”
- “O Brutalista”
- “Um Completo Desconhecido”
- “Conclave”
- “Duna: Parte 2”
- “Emilia Pérez”
- “Ainda Estou Aqui”
- “Nickel Boys”
- “A Substância”
- “Wicked”
América Latina no Oscar
Quando aumentamos um pouco o escopo de América do Sul para América Latina como um todo, apenas um outro filme recebeu a honra que “Ainda Estou Aqui” obteve nesta manhã de quinta-feira. “Roma”, obra mexicana do diretor Alfonso Cuarón, se consagrou, em 2019, como o primeiro filme latino-americano a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.
Sobre a categoria de Melhor Filme Estrangeiro, entretanto, vários sul-americanos já foram indicados. O último a vencer foi o chileno “Uma Mulher Fantástica”, em 2018.
Outras indicações de “Ainda Estou Aqui”
O filme recebeu outras duas indicações com, inclusive, mais chances de vitória. ”Melhor Filme Estrangeiro” é uma delas que, apesar de ter o francês “Emilia Pérez” como favorito, pode ser um prêmio a vir para o Brasil. Isto ocorre porque o francês já é apontado como um dos favoritos a “Melhor Filme” e, normalmente, quando uma produção concorre a estas duas categorias, só vence uma delas. A exceção à regra foi Parasita (2019), que concorreu e venceu as duas.
Além disso, a atriz que interpreta a protagonista de “Ainda Estou Aqui”, Fernanda Torres, também concorre ao prêmio de Melhor Atriz, que é a principal esperança para o Brasil na noite.