Após controvérsias, “Ainda estou aqui” vai competir ao Prêmio Grande Otelo

A 24ª edição do Prêmio Grande Otelo ocorrerá dia 30 de julho, no Rio de Janeiro. O prêmio contará com 30 categorias decididas por um júri técnico e uma por voto popular. A premiação representa a maior do cinema nacional, e é, de fato, de suma importância. Porém, uma decisão inusitada da Academia Brasileira de […]

23 abr, 2025
Foto destaque: Pôster Ainda Estou Aqui (Reprodução/Instagram/@seltonmello)
Foto destaque: Pôster Ainda Estou Aqui (Reprodução/Instagram/@seltonmello)
Ainda estou aqui concorre ao Prêmio Grande Otelo"

A 24ª edição do Prêmio Grande Otelo ocorrerá dia 30 de julho, no Rio de Janeiro. O prêmio contará com 30 categorias decididas por um júri técnico e uma por voto popular. A premiação representa a maior do cinema nacional, e é, de fato, de suma importância. Porém, uma decisão inusitada da Academia Brasileira de Cinema recebeu diversas críticas negativas.

Para a edição deste ano, a Academia estava decidida a não incluir “Ainda Estou aqui”, optando por fazer apenas uma homenagem a Walter Salles e Fernanda Torres, deixando assim, o longa, sem concorrer a nem mesmo as categorias de caráter técnico da premiação.


Selton Mello, Fernanda Torres e Walter Salles (Reprodução/Alberto Pizzoli/Getty images embed)


A decisão causou grande repercussão e gerou muitas críticas nas redes sociais. Os produtores do filme também reclamaram e críticos consideraram a postura da Academia como desrespeitosa em relação aos outros profissionais que atuaram na produção.

Após a polêmica, a Academia Brasileira de Cinema retrocedeu em sua decisão, decidindo manter o filme concorrendo às categorias da premiação.

Categorias do Prêmio Grande Otelo

São várias as categorias do Prêmio Grande Otelo e são separadas por gênero entre drama, comédia, documentário, longa-metragem, animação. Outras categorias como direção de arte, fotografia, figurino, maquiagem, som e efeitos visuais também fazem parte da premiação. 

Nesta 24ª edição, que ocorre na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro,  345 obras estão inscritas. O tema principal da edição será o cinema brasileiro no exterior. 

Categoria “hors concours”

Por se tratar de uma obra sem precedentes, considerando que “Ainda Estou Aqui” recebeu Oscar de Melhor Filme, a Academia Brasileira de Cinema deu uma declaração considerando o filme como “hors concours” e, dessa forma, tentando justificar a decisão:



“A extraordinária trajetória do filme ‘Ainda estou aqui’ fez com que, por unanimidade, a diretoria da Academia Brasileira de Cinema, com homologação de sua assembleia, decidisse oferecer o Prêmio Especial Grande Otelo 2025 ao filme, que seria recebido por Walter Salles e Fernanda Torres em nome de toda a sua equipe. Para isso, apesar de inscrito, teríamos que retirá-lo da competição e alçá-lo à categoria “hors concours”

Diz comunicado.

A Academia soltou um novo comunicado informando acatar os pedidos e recolocar o filme em todas as categorias. Também informou que retirou o filme do Prêmio Especial 2025.

Mais notícias