A edição de 2025 do Festival de Cannes começa nesta terça-feira (13) e, neste ano, com um interesse maior por parte dos brasileiros: é que o Brasil foi escolhido como país homenageado para o Marché Du Film, evento que integra o Festival e promove negociações para compra e venda de distribuições de obras e direitos autorais. Milhares de profissionais do audiovisual estarão no litoral francês prestigiando o evento, incluindo os brasileiros, com delegação recorde este ano.
O Festival de Cannes tem duração entre os dias 13 e 21 de maio, em Cannes, litoral da França, e a programação inclui tapete vermelho, coletivas de imprensa, estreia de filmes, conferências, premiações, entre outros.
O cinema brasileiro tem estado em alta nas notícias internacionais e essa homenagem em Cannes apenas reforça e amplia a divulgação de produções cinematográficas nacionais pelo mundo.”Ainda Estou Aqui”, com Fernanda Torres e Selton Mello, dirigido por Walter Salles, recebeu três indicações ao Oscar 2025 e levou para casa uma delas, o primeiro Oscar do país, além de mais de 30 outros prêmios. Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, estará presente com a ministra Margareth Menezes em Cannes e celebra a união Brasil-França:
Esta é uma oportunidade única de expandir nossas conexões, fortalecer diálogos e mostrar ao mundo a diversidade e a criatividade do cinema brasileiro. Estamos prontos para subir neste palco com toda a força da nossa indústria.
Palma de Ouro
A grande premiação do evento é a Palma de Ouro, disputada por 22 filmes, e com a atriz francesa Juliette Binoche como presidenta do júri. O Brasil concorre à premiação principal com “O Agente Secreto”, estrelado por Wagner Moura e direção de Kleber Mendonça Filho, que já esteve em Cannes com “Aquarius” e “Bacurau”. Além disso, existe a Palma de Ouro Honorária, e o ganhador deste ano será Robert De Niro, graças a sua extensa contribuição ao cinema com papéis célebres em filmes como “Táxi Driver”, “O Poderoso Chefão II”, “Os Bons Companheiros” e “Assassinos da Lua das Flores”.
Filmes imperdíveis no Festival
Confira abaixo a lista dos dezenove filmes concorrentes à premiação:
- O Agente Secreto – Kleber Mendonça Filho
- Alpha – Julia Ducournau
- Dossier 137 – Dominik Moll
- The Eagles of the Republic – Tarik Saleh
- O Esquema Fenício – Wes Anderson
- Fuori – Mario Martone
- The History of Sound – Oliver Hermanus
- In Simple Accident – Jafar Panahi
- The Mastermind – Kelly Reichardt
- Nouvelle Vague – Richard Linklater
- La Petite Dernière – Hafsia Herzi
- Renoir – Chie Hayakawa
- Romeria – Carla Simon
- Sentimental Value – Joachim Trier
- Sirat – Oliver Laxe
- Sound of Falling – Mascha Schilinski
- Two Prosecutors – Sergei Loznitsa
- Young Mothers – Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
- Eddington – Ari Aster
- Die, My Love – Lynne Ramsay
- Woman and Child – Saeed Roustaee
- Resurrection – Bi Gan