INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Cinema/TV

5 grandes documentários sobre games para você assistir agora e na íntegra

Documentários são sempre excelentes para descobrir uma nova perspectiva de um tema. Beirando entre a emoção do cinema e a realidade do jornalismo, eles registram uma visão única e histórica daquela que somos acostumados, nos mostrando que um momento pode ter um significado e um impacto diferente para cada pessoa, com interatividade.

Apesar de serem muito divertidos, os games vão muito além disso, até mesmo em território nacional: Muitas pessoas levam o assunto bastante a sério. Hoje em dia, o mercado de games é extremamente diversificado, trazendo novos títulos, consoles e também muitas outras maneiras de interação entre personagem e jogadores. Há também o surgimento de muitos jogos no estilo competitivo, com jogadores profissionais que participam de grandes eventos, que possuem uma boa cobertura midiática e até cotações de odds em sites de apostas esportivas, como o da NetBet que contém serviços também como os de roleta online e jogos de outros estúdios como o Gonzos Quest.

O ecossistema de games não pára por aí e o grande foco de diversos sites de streaming que competem com o próprio YouTube, fica assertivamente nos conteúdos de games, criados das mais diversas maneiras. A Twitch é um desses exemplos, onde sua parceira, Prime Vídeo da Amazon, tem a transmissão de séries baseadas em jogos como Halo.

Com toda essa diversidade no mundo dos games, os documentários surgem como uma boa alternativa para quem quer entender mais ou acompanhar curiosidades, como por exemplo, o que derrubou o império da gigante de clássicos Atari.

As opções de documentários sobre o assunto são muitas, mas aqui, destacamos bons documentários com disponibilidade gratuita no YouTube e na Vimeo. Confira:

Free to Play



Free to Play conta um pouco do trajeto de jogadores profissionais de DOTA 2 como Danil “Dendi” Ishutin e Benedict “hyhy” Lim Han Yong, que entraram no mundo dos jogos profissionais para se tornarem os melhores do mundo. Além de contornar o mundo dos eSports, o documentário também passa mais perto das emoções que os competidores carregam mesmo com milhares de dólares em jogo.

Indie Game: The Movie



Quem é novo no mundo dos games independentes pode não se lembrar de títulos como Super Meat Boy, Fez, Braid e outros títulos. Os três games são algumas das produções que marcaram uma época e trouxeram visibilidade para toda uma comunidade de desenvolvedores. O documentário “Indie Game: The Movie” traz uma visão de bastidores da criação de cada um dos títulos e mostra o quanto de dedicação é necessário para colocar num mercado um produto criativo.

1983: O Ano do Videogame no Brasil



Fruto de uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo, o documentário conta como foi a chegada e produção dos primeiros videogames no Brasil, tudo a partir de materiais da época e depoimentos das figuras e empresários responsáveis em trazer os aparelhos ao país. A obra é obrigatória para quem quer entender mais sobre como os games chegaram ao Brasil e seu impacto no mercado consumidor.

More Than a Game



O sentimento de ser o melhor competidor gamer do mundo é brilhantemente retratado pelo documentário inglês More Than A Game, que passou dois anos acompanhando os melhores jogadores de luta no torneio internacional EVO.

Mais do que impressionar pelos registros emocionantes dos jogadores, ele mostra toda a paixão dos fãs pelas lutas virtuais e quais sentimentos eles despertaram durante todos estes anos. Se você é um lutador incansável de Street Fighter, More Than A Game será um convite imperdível para conhecer melhor os torneios, os grandes competidores e a história da série

Atari: Game Over



Para encerrar a lista em grande estilo, está um dos documentários mais bem produzidos sobre games, o Atari: Game Over conta a história da Atari, que em determinado momento, era uma das marcas mais descoladas e influentes do planeta. Para se ter uma ideia, Steve Jobs era um dos jovens funcionários da companhia.

O documentário detalha minuciosamente a ascensão e queda da Atari enquanto seu diretor vai atrás da lenda dos cartuchos enterrados do game “E.T. the Extra-Terrestrial” – o último grande fracasso da marca.

 

Foto destaque: Reprodução/Divulgação

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 7 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...