INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Cinema/TV

Morre Robert Butler, diretor de séries como “Star Trek” e “Batman”

Robert Butler, famoso diretor conhecido por séries como “Star Trek” e “Batman”, morreu no dia 03 de novembro, aos 95 anos, mas a família informou a notícia apenas nesta semana. A morte aconteceu na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, e a causa ainda não foi divulgada. 

Primeiros trabalhos

Butler se formou em inglês pela Universidade da Califórnia (UCLA) e seu primeiro emprego foi como recepcionista na empresa CBS, em Hollywood, mas não demorou muito para que ele subisse de cargo para secretário de produção, depois gerente de palco e assistente de direção de séries. Sua primeira chance enquanto diretor foi na comédia “Hennesey”, no ano de 1959. E em seguida, trabalhou com séries bem populares, como “Bonanza”, “O Homem de Virgínia” e “Além da Imaginação”. 

Já entre 1963 e 1964, Butler dirigiu dois episódios do drama militar “O Tenente” e, após este trabalho, o produtor lhe apresentou o roteiro de “The Cage”, o episódio piloto de “Jornada nas Estrelas” (Star Trek). No entanto, os executivos da rede NBC não gostaram muito da primeira ideia dele e pediram para que regravasse esse primeiro episódio. Assim que surgiu a fama do capítulo perdido de “Star Trek”, que posteriormente foi até lançado em vídeo.  Já em 1965, ele dirigiu “Guerra, Sombra e Água Fresca”, sobre prisioneiros em um campo de concentração nazista, e conseguiu que a produção fosse muito bem-sucedida. 

Carreira de sucesso 

Em 1966, Robert Butler foi chamado para dirigir o primeiro episódio da série “Batman” e recebeu muitos elogios pelo seu trabalho. Com câmeras portáteis e o uso do “ângulo holandês”, que deixava as imagens inclinadas, a série revolucionou a televisão e se tornou um grande fenômeno pop.  Já no ano de 1969, ele estreou no cinema com “O Computador de Tênis”, um filme de comédia da Disney. Logo em seguida fez mais dois filmes, mas continuou trabalhando com séries de televisão. E em 1973, recebeu dois Emmy Awards: um como Melhor Diretor de Drama e outro como Diretor do Ano por “The Blue Knight”.


Robert Butler trabalhando

Robert Butler durante um de seus trabalhos como diretor (Foto: reprodução/MGM/Pipoca Moderna)


Já em 1981, Butler foi chamado para dirigir o piloto da série policial “Chumbo Grosso” e disse que gostaria de que os episódios parecessem meio bagunçados, retratando o cotidiano agitado de uma delegacia de polícia. O resultado final foi bastante convincente e causou impacto na televisão americana, fazendo com que Butler ganhasse o seu terceiro Emmy como Melhor Diretor de Drama. Em 1985, ele ainda dirigiu o piloto de “A Gata e o Rato” e recebeu a sua primeira e única indicação ao Emmy de comédia. Também foi co-criador de “Jogo Duplo” e sua última indicação ao Emmy aconteceu por “Lois e Clark: as Novas Aventuras do Superman”, em 1993. 

Já nos anos de 2001 e 2015, a carreira de Butler foi homenageada pelo Sindicato dos Diretores (DGA) pelo conjunto de suas obras. “Poucos diretores mudaram tanto a face da televisão quanto Bob – seu impacto no meio é verdadeiramente imensurável, e essa perda para nosso Sindicato é profundamente sentida”, disse a presidente do DGA Lesli Linka Glatter.

Foto Destaque: Famoso diretor Robert Butler (Reprodução/Vince Bucci/Getty Images/The Wrap)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...