Os requisitos para que seu filme concorra ao Oscar estão cada vez mais severos. Nesta quarta-feira (21), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou que uma nova regra entrará em atividade a partir de 2024, ou seja, só terá efeito na corrida pelo prêmio de 2025.
As normas da premiação exigem que a produção fique em exibição por sete sete dias em algumas das seis maiores cidades dos Estados Unidos. A nova adição pede que se prolonguem mais sete dias após a primeira semana, só que dessa vez em pelo menos em dez das 50 maiores cidades estadunidenses.
De acordo com o jornal The Hollywood Reporter, essa decisão foi tomada para estimular a ida até as salas de cinema e mostrar as diferenças entre as obras que são destinadas às telonas e aos pequenos televisores. Também notificaram que as novas datas não precisam vir após a primeira semana de lançamento, mas que não aconteçam depois de 45 dias da data de estreia.
Tudo indica que os grandes estúdios, em sua maioria, não terão nenhuma pena com a nova imposição, mas afetará as produções feitas para streamings, filmes estrangeiros e distribuidoras independentes que querem a tão sonhada indicação nas categorias principais.
Michelle Yeoh com seu Oscar de “Melhor Atriz” (foto: divulgação/Michael Tran/AFP)
Em nota conjunta, os chefes da Academia, Bill Kramer e Janet Yang, disseram que essa escolha era uma maneira de celebrar as produções audiovisuais e sentem firmeza que irá beneficiar cinéfilos e artistas de forma igualitária. “Nossa esperança é que as novas regras aumentem a visibilidade de filmes ao redor do mundo, encorajando o público a ir até as salas de cinema”.
Segundo a Variety, a nova direção das categorias para as próximas cerimônias veio como um jeito de evitarem problemas como a edição deste ano e tirarem a visão de que os vencedores e indicados sejam escolhidos por sua influência e procurem algum modo diferente de fazer campanha para suas produções.
A apresentação do Oscar 2024 acontecerá no dia 10 março e o anúncio dos indicados a tão sonhada estatueta de ouro será no dia 23 de janeiro.
Foto destaque: Ke Huy Quan, Michelle Yeoh, Brendan Fraser e Jamie Lee Curtis com seus prêmios no Oscar 2023, respectivamente. (foto: divulgação/Mike Coppola)