O ator Adam Driver aproveitou sua presença durante o Festival de Veneza 2023 para criticar a atitude dos grandes estúdios de Hollywood em não apoiar as reivindicações do sindicato dos atores (SAG-AFTRA) para dar fim à greve. Durante a coletiva de imprensa, o ator citou a Netflix e Amazon (Prime Vídeo) como exemplo de estúdios que estão bloqueando o andamento das negociações.
Driver, que está no festival promovendo o filme “Ferrari”, conseguiu uma permissão do sindicato para continuar suas atividades de divulgação enquanto a greve permanece. O ator citou que os produtores do filme de Michael Mann (Neon e STX) não fazem parte da AMPTP, que reúne os maiores estúdios de Hollywood. Com isso foi feito um acordo com o SAG-AFTRA para que o estúdio atendesse às demandas do sindicato. Em pronunciamento, o ator fez um questionamento sobre a dificuldade que grandes estúdios como a Netflix e Amazon não conseguiram negociar para solucionar a greve, enquanto a Neon e STX International que são estúdios menores conseguiram resolver as reivindicações com o sindicato.
O artista também explicou que quando um ator filiado ao sindicato dos atores comparece a algum evento e divulga o filme de uma empresa que assinou os termos do SAG, dá a entender que essas empresas estão apoiando os artistas que colaboram com a produção.
Teaser trailer legendado do filme “Ferrari”. (Foto:Reprodução/YouTube/Fãs de cinema)
Entenda a greve
Os atores e roteiristas de Hollywood, que são representados pelo Sindicato de Atores (SAG – AFTRA) e Sindicato de Roteiristas (WGA), estão em greve para reivindicar melhores condições de trabalho, regulamentação de uso de IA e outras demandas. Os roteiristas anunciaram a paralisação em maio e os atores em julho, desde então produções de filmes, séries e divulgações de trabalho foram afetadas pela greve. As negociações com os grandes estúdios não avançaram e a paralisação continua.
O filme “Ferrari”
O longa conta a história do ex-piloto de corrida, Enzo Ferrari (Adam Driver). Em meio a falência da empresa, Enzo ainda passa por momentos difíceis no casamento e o luto pela perda do filho. O elenco conta com o ator brasileiro, Gabriel Leone, Penélope Cruz, Shailene Woodley, Jack O’Connell e Sarah Gadon. A estreia nos cinemas está marcada para 25 de dezembro, mas no Brasil ficou para 2024, ainda sem data.
Foto destaque: Adam Driver. Reprodução/Instagram/@adamdriversource