“Anatomy of a Fall” é vencedor da Palma de Ouro em Cannes

Raphael Klopper Por Raphael Klopper
4 min de leitura

Com a 76ª edição de 2023 do Festival de Cinema de Cannes já durando desde o dia 16 de maio e chegando ao seu fim neste sábado (27/05), finalmente chegou o tão aguardado momento dos vencedores serem anunciados. E quem levou a maior honra da noite, a Palma de Ouro, foi Anatomy of a Fall, novo longa da diretora Justine Triet (Sibyl).

O filme conta com uma trama de mistério e drmaa onde uma escritora alemã se torna suspeita de assassinar seu marido, que morreu de forma misteriosa, e tenta provar sua inocência em julgamento enquanto seu filho cego se confronta com um dilema moral.

Com essa vitória, Justine se torna a terceira mulher a receber premiada com a Palma de Ouro, se juntando às raras vencedoras mulheres dessa categoria ao lado das diretoras Jane Campion (vencedora em 1993, com “O Piano”) e Julia Ducournau (vencedora por “Titane”, em 2021).

Em seu discurso de agradecimento emocionado, Justine aproveitou para fazer um protesto contra as reformas previdenciárias na França “foi negado e reprimido de forma chocante”, pedindo também mais espaço para jovens cineastas na indústria.


Diretora Justine Triet recebendo a Palma de Ouro em Cannes (Foto: Reprodução / terra)


Um pedido que pode estar já entrando em concretização visto que esse ano, o Festival de Cannes bateu um recorde de mulheres selecionadas na competição. No todo, dentre os 51 títulos disputando os prêmios e indicações, 14 foram títulos dirigidos por mulheres.

O Brasil também esteve entre indicados e premiados no festival, com A Flor do Buriti, dirigido por Renée Nader Messora e João Salaviza recebendo o prêmio de melhor equipe da sessão Un Certain Regard.

Confira todos os principais Premiados no Festival de Cannes 2023:

– Palma de Ouro – “Anatomie d’Une Chute” de Justine Triet

– Grand Prix – “The Zone of Interest”, de Jonathan Glazer

– Melhor Diretor – Tran Anh Hung, por “The Pot Au Feu”

– Melhor Atriz – Merve Dizdar, por “Kuru Otlar Ustune”

– Melhor Ator – Koji Yakusho, por “Perfect Days”

– Melhor Roteiro – Sakamoto Yuji por “Monster”

– Prêmio do júri – “Kuolleet Lehdet”, de Aki Kaurismaki

– Palma de Ouro de Melhor Curta-metragem – “27”, de Flóra Anna Buda

– Prêmio Camera D’Or da Quinzena dos Cineastas – “Bên Trong Vo Ken Vang”, de Thien An Pham

A vitória de Anatomy of a Fall na principal categoria já pode ser contada como termômetro do Oscar visto que vencedores da Palma em 2019 e 2021 acabaram aparecendo entre os principais indicados no evento da Academia Americana, como foi o caso de Parasita de Bong Joon-ho em 2019 e Triângulo da Tristeza de Ruben Östlund em 2022.

“Anatomy of a Fall” ainda não tem previsão de estréia.

 

Foto Destaque: Sandra Hüller em Anatomy of a Fall (Reprodução / CNN)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile