Nesta terça-feira (09), a atriz Angela Bassett foi um destaques da noite durante o Governors Awards, evento que antecede o Oscar, ao ganhar a estatueta dourada de Oscar Honorário por sua contribuição à indústria cinematográfica que vai desde a líder de Wakanda até Tina Turner.
A premiação aconteceu na Califórnia e contou com a participação de Leonardo DiCaprio, Natalie Portman e Bradley Cooper na plateia. O Governors Awards prestigia os artistas com três estatuetas: o Oscar Honorário, o Prêmio Humanitário Jean Hersholt e o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg.
Discurso de Bassett
Para receber seu troféu, a atriz sobe ao palco e com um sorriso de bochecha a bochecha inicia seu discurso homenageando as dez mulheres negras que ganharam o Oscar, citando uma por uma.
Angela espera que que nos próximos anos a indústria oferece mais oportunidades para pessoas dessa cor, que deixem o setor mais enriquecido e “com a visão de futuro e inclusivo do que encontramos”, e complementa: “No final das contas, todos nós só queremos ter a oportunidade de fazer um trabalho bom e significativo”.
Angela Bassett recebe o Oscar honorário (Vídeo: reprodução/Youtube/@Oscars)
Sua nova estatueta será adicionada em sua longa coleção de prêmios e vale ressaltar que Bassett foi indicada para dois Oscar na premiação principal. O primeiro sendo pelo seu desempenho no filme biográfico de Tina Turner “What’s Love Got to Do with It”, de 1993, e o segundo com “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, do ano passado, onde interpreta a Rainha Ramonda.
Oscar
Vale ressaltar que o comediante e cineasta Mel Brooks também recebeu uma estatueta honorária. Brooks foi responsável pela adaptação de “O Jovem Frankenstein” e “Banzé no Oeste”, ambos de 1974, e já recebeu um Oscar pelo roteiro de “The Producers” que alguns anos depois foi adaptado para os palcos da Broadway.
Entrando nas temporadas de premiação deste ano, o Oscar de 2024 acontecerá em Los Angeles, no dia 10 de março, a lista completa dos indicados será divulgada ainda neste mês, no dia 23 de janeiro.
Foto destaque: a atriz Angela Bassett segurando sua estatueta do Oscar (Reprodução/REUTERS/Mario Anzuoni)