Nesta quarta-feira (20), o filme “Aquaman 2: O Reino Perdido” foi lançado, e até o momento, conquistou apenas a marca negativa de ser a produção da companhia DC Comics com a segunda pior avaliação da crítica internacional do cinema, ficando numa posição extremamente diferente da que o primeiro filme do herói recebeu.
Baixa pontuação
Atualmente, com poucos dias tendo se passado após sua estreia, a sequência de “Aquaman” detém uma baixíssima nota na plataforma Rotten Tomatoes, sendo apenas 36%. Essa porcentagem de avaliação não é adequada para qualquer produção que seja avaliada pela plataforma, porém, a indústria tinha grandes expectativas em cima deste longa-metragem, e assim, a nota acaba por causar um teor ainda mais negativo.
Essa expectativa é explicada com o fato de que em 2018, quando o primeiro filme da franquia teve sua estreia, este executou uma grande e surpreendente performance com 66% de avaliação da crítica, além de ter arrecadado US$ 1 bilhão.
Trailer de “Aquaman 2” (Vídeo: Reprodução/Youtube/Warner Bros. Pictures Brasil)
Com a nota atual, dentre os filmes com menor porcentagem de avaliação produzidos pela DC, “Aquaman 2” fica acima apenas de “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, que detém uma porcentagem de 29%, sendo classificado como o filme da DC com a menor aprovação pela crítica na plataforma Rotten Tomatoes. Antes de o filme ser lançado e avaliado, o segundo filme com pior avaliação da companhia era “Adão Negro”, com 38%.
Uma possível despedida
O filme do personagem heróico Aquaman foi o último produzido da era DCEU, que aborda o universo estendido da DC. Dessa forma, com base nas críticas de diversos portais, é possível que não haja um terceiro filme da franquia que dará sequência a história, afirma o site britânico Digital Spy: “Não haverá um terceiro filme do Aquaman, pelo menos por algum tempo, então é bom que ‘Aquaman 2: O Reino Perdido’ não te deixe desejando outra viagem a Atlântida”.
Outras revistas e jornais, como Empire, io9 e USA Today também se posicionaram ao dizer que o filme foi uma despedida decepcionante da era DCEU, já que se espereva mais do que o que foi entregue, e que de todos os filmes lançados ao fim deste ano, “Aquaman 2” foi o “mais fiasco de todos”.
Apesar de toda a crítica negativa, os efeitos especiais utilizados no longa e o ator protagonista Jason Momoa foram elogiados, fazendo com que os pontos negativos ficassem para o diretor James Wan. Vale ressaltar que o primeiro filme da sequência é uma das produções mais bem sucedidas da DC Comics e é provável que grande parte do “fracasso” do segundo filme em questão seja pelo fato de que tanto os críticos quanto os fãs esperavam uma continuação à altura.
Foto destaque: cena de “Aquaman” (reprodução/g1.globo)