INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Cinema/TV

Artistas de efeitos visuais da Marvel Studios votam a favor da sindicalização

A equipe de efeitos visuais (VFX), da “Marvel Studios” realizou uma votação onde formou maioria para se unir em um sindicato. Segundo informações conferidas pela Variety, os artistas dessa categoria farão parte do IATSE, um sindicato que compreende diversas áreas de trabalhadores do cinema e da televisão. Foi o próprio IATSE que noticiou a votação dos trabalhadores de efeitos visuais em um comunicado enviado à impressa nessa segunda-feira (07).


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>BREAKING: Visual Effects (VFX) crews at Marvel Studios have filed for a unionization election with the National Labor Relations Board.<br><br>This signals a major shift in the VFX industry, which has been largely non-union since the 70s.<br><br>VFX WORKERS ASSEMBLE!! <a href=”https://t.co/PIEtqtZPfO”>https://t.co/PIEtqtZPfO</a> <a href=”https://t.co/gTyI2YRmdi”>https://t.co/gTyI2YRmdi</a> <a href=”https://t.co/FfrL7rgAc6″>pic.twitter.com/FfrL7rgAc6</a></p>&mdash; IATSE // #IASolidarity (@IATSE) <a href=”https://twitter.com/IATSE/status/1688659062878072833?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 7, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Tweet com comunicado de sindicalização dos artistas de efeitos visuais do “Marvel Studios” que agora aderiram ao IATSE (Divulgação: Twitter/IATSE)


IATSE e a votação

IATSE é uma em inglês que pode ser traduzida como Aliança Internacional de Empregados de Palco Teatral. Apesar de fazer referência exclusivamente ao teatro, o sindicato também compreende trabalhadores tanto do cinema quanto da televisão. Designers de produção, diretores de arte, operadores de câmera, técnicos de som e iluminação, editores, maquiadores e figurinistas, estão entre os integrantes que somam mais de 160 mil sindicalistas. 

Apesar disso, artistas de efeitos visuais ainda não faziam parte do sindicato. No comunicado expedido pelo IATSE, eles informam: “uma supermaioria da equipe de mais de 50 funcionários da Marvel assinou cartões de autorização indicando que desejavam ser representados pela IATSE”. A votação marca uma mudança desses profissionais, que optaram por fazer parte de um sindicato. 

Bella Huffman é coordenadora de efeitos visuais e comentou os fatores que os fizeram optar pela sindicalização: “Os prazos de entrega não se aplicam a nós, as horas protegidas não se aplicam a nós e a igualdade de pagamento não se aplica a nós. Os efeitos visuais devem se tornar um departamento sustentável e seguro para todos que sofreram por muito tempo e para todos os recém-chegados que precisam saber que não serão explorados”.

Sindicalização e greves

A decisão de aderir a um sindicato acompanha os crescentes manifestos de grupos de profissionais do audiovisual que anunciaram greve este ano. Em maio, o sindicato dos roteiristas de Hollywood entraram em greve. Eles buscam, entre outras questões, mudanças nas regras de remuneração que permanecem as mesmas, mesmo com o advento do streaming, que trouxe uma demanda maior para os roteiristas. 

Já em julho, foi a vez dos atores hollywoodianos aderirem à paralisação. Se com a greve dos roteiristas, séries e filmes poderiam continuar em produção, caso os textos já estivessem prontos e aprovados; a greve dos atores aprofundou o impacto. Isso porque os atores, além de não estarem disponíveis para próximas gravações, não podem participar de premiações ou eventos para divulgar as obras já em produção.

 

Foto Destaque: Arte de divulgação de que os artistas de efeitos visuais da Marvel aderiram ao IATSE. Reprodução: Twiter/IATSE

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...