Em entrevista a GQ, James Cameron revelou na última segunda-feira (21), que a ideia para a franquia Avatar surgiu durante um sonho. O cineasta tem trabalhado na sequência, “Avatar: O Caminho da Água”, que chega aos cinemas no dia 15 de dezembro deste ano.
“Acordei depois de sonhar com esse tipo de floresta bioluminescente”, contou Cameron durante a entrevista. “Com essas árvores que parecem lâmpadas de fibra ótica e esse rio que emitia partículas bioluminescentes e uma espécie de musgo roxo no chão que se iluminava quando você caminhava sobre ele”.
Em seguida, o cineasta contou detalhadamente o que viu em seu sonho: “Esses tipos de lagartos que não pareciam muito com um até decolarem, e então, eles se transformaram em ventiladores giratórios, como frisbees vivos. E eles desceram e pousaram em alguma coisa. Foi tudo no sonho.”
Para conseguir evitar qualquer acusação de plágio, Cameron desenhou o que aconteceu em seus sonhos quando acordou. Ele guarda até hoje os primeiros rascunhos do que viria a ser Avatar: “Acordei super animado e desenhei mesmo. Então, eu realmente tenho um desenho e isso nos salvou de cerca de 10 ações judiciais.”
Trailer de “Avatar: O Caminho da Água” (Reprodução/Youtube)
Segundo James Cameron, há uma sequência de mais três filmes para serem lançados, mas dependerá do desempenho de O Caminho da Água nas bilheterias. Se a resposta do público em relação ao longa for positiva, como no lançamento do primeiro filme, Avatar 3 deverá ser lançado em dezembro de 2024, enquanto Avatar 4 e Avatar 5, chegam aos cinemas em 2026 e 2028, respectivamente. Segundo a Variety, a previsão é de que “Avatar: O Caminho da Água” supere a bilheteria de “Avatar”, arrecadando entre U$150 milhões e U$175 milhões, em seu primeiro final de semana de exibição nos Estados Unidos.
Cerca de 13 anos após o primeiro longa, “O Caminho da Água” terá uma duração maior, com 3h10 de filme.
Foto destaque: Avatar. Reprodução/20th Century Studios.