Bandido se passa por Guillermo Del Toro e mais alguns diretores para aplicar golpes em escritores aspirantes

Déborah Gama Por Déborah Gama
4 min de leitura

Os atuais diretores mexicanos mais promissores, Guillermo Del Toro (Pinóquio), Alfonso Cuaron (Gravidade) e Amat Escalante (Heli), e Diego Luna, ator e produtor (Rogue One: A Star Wars Story), foram alvo de golpistas. De acordo com a revista “Variety”, o bandido utilizava o nome dos cineastas para entrar em contato com escritores aspirantes e prometia contratos de filmes em troca dos direitos autorais de livros ou roteiros.  

Amat Escalante diz que os golpes tem acontecido há dois anos. O blog “Writer Beware” explicou melhor os meios utilizados pelo criminoso para entrar em contato com as vítimas e apontou que Diego Luna foi o último cineasta adicionado à lista. Em 11 de janeiro de 2023, o golpista não identificado utilizou o nome do ator mexicano, através de um e-mail falso, para contatar autores anônimos e prosseguir com o crime. 


Criminoso forja e-mail de Diego Luna para aplicar golpes em escritores autônomos. (Foto: Reprodução/Writer Beware)


Em prints divulgados pelo blog em questão, é possível notar que o golpista tinha um modelo de e-mails, que eram criados e enviados por diferentes contas, que chegavam até a caixa de entrada de escritores aspirantes. Ao analisar os correios eletrônicos, observa-se que o formato utilizado pelo criminoso não aparentava ser muito profissional, uma vez que os nomes de e-mail eram contas que continham anos de nascimento, apelidos e o próprio uso do Gmail, ao invés de uma plataforma oficial. 


Golpista utiliza nome de Guillermo Del Toro para enganar escritores autônomos. (Foto: Reprodução/Writer Beware)


Em janeiro de 2023, Guillermo Del Toro e Alfonso Cuaron se expressaram sobre a situação no Twitter. 

“Por favor, não caia em golpes sobre reuniões de publicidade, aulas, conferências de material de pessoas que fingem ser, ou representam, eu ou qualquer diretor, a menos que venham de seus canais oficiais, – como este – e você pode verificá-los”, escreveu Guillermo. 

“Eu sou o verdadeiro Alfonso Cuarón. Infelizmente, quero alertar sobre um golpista que está fingindo ser eu, enviando mensagens como: ‘Proposta de Projeto de Filme’, para levar as pessoas a financiar um projeto falso. Por favor, não pague nenhum dinheiro ou responda a essa pessoa.”; comenta Alfonso Cuaron. 


Criminoso se passa por Alfonso Cuaran para aplicar golpe em escritores anônimos. (Foto: Reprodução/Writer Beware) 


De acordo com a produtora executiva Ilene Feldman, manager de Amat Escalante em Los Angeles, o escritório recebeu ligações telefônicas de, pelo menos, 10 escritores autônomos que receberam os e-mails do golpista. 

“Eles estão brincando com o tempo, dinheiro e sonho das pessoas; eu só quero que isso pare”, disse Escalante. “99% [das pessoas] pode saber que é um golpe, mas sempre tem aquele 1% que pode não saber”, termina o diretor, roteirista e produtor. 

O caso está sendo investigado e ainda não se sabe a identidade do criminoso ou se conseguiu faturar com os golpes. 

 

Foto destaque: Guillermo Del Toro. Reprodução/AFP

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile