O filme “Barbie”, cuja estreia está marcada para a próxima quinta (20) no Brasil, debutou nas plataformas de avaliação crítica. A expectativa para o filme tem crescido conforme seus anúncios e, segundo os críticos que já teve acesso à obra, “Barbie” tem tudo para se firmar como um dos grandes filmes de 2023. No RottenTomatoes, uma conhecida plataforma de avaliações de filmes, “Barbie” alcançou 93% de aprovação. Recentemente (19), a plataforma variou para 90%.
Sobre o filme
Dirigido por Greta Gerwig e escrito por ela e Noah Baumbach, o filme conta com grande elenco. Protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, como os principais, mas não únicos, Barbie e Ken, respectivamente. Ainda estão presentes no filme nomes como: Kingsley Ben-Adir, Emma Mackey, Nicola Coughlan, Michael Cera, America Ferrera, Issa Rae, Ncuti Gatwa, John Cena e Dua Lipa.
A sinopse do filme diz: “Depois de ser expulsa da Barbieland por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie (Robbie) parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade”.
Vídeo com trailer dublado de “Barbie” (Reprodução/Divulgação/YouTube/Warner Bros. Pictures Brasil)
Críticas no Rotten Tomatoes
O site funciona como um agregador de análises críticas, tanto para profissionais da área, quanto para o público geral. Cada usuário atribui uma nota que determina se o filme é um “fresh”, se for um bom filme, ou “rotten”, caso seja um filme ruim.
Atualmente é considerado “fresh” pela plataforma e acumula 90% de aprovação no público geral, provavelmente pessoas que tiveram acesso em pré-estreias. Considerando apenas a crítica especializada, “Barbie” possui 88% de aprovação.
Confira a seguir duas observações de críticos reconhecidos e seus veículos:
“A Barbie é um modelo de como não escrever um recurso de Hollywood que agrade ao público. A Sra. Gerwig e o Sr. Baumbach são cineastas independentes talentosos que fazem escolhas ruins para dar corpo a esses personagens”, disse Kyle Smith, do Wall Street Journal.
“Barbie é um truque de mágica, um exemplo estelar de um cineasta pegando um pedaço bem estabelecido de propriedade intelectual corporativa e usando-o para transmitir uma mensagem alta e clara – ao mesmo tempo em que oferece um momento vertiginoso, bobo e hilário”, comentou Liz Shannon Miller, do Consequence.
Foto Destaque: Cena do filme “Barbie”, com Margot Robbie e Ryan Gosling. Reprodução/IndieWire/WarnerBros