Durante uma entrevista ao programa de televisão americano de notícias, Squawk Box, da CNBC, o CEO da Disney, Bob Iger, falou sobre as recentes greves em Hollywood, e criticou os roteiristas e atores. Segundo Iger, ambas as categorias “não estão sendo realistas” no que estão pedindo.
O CEO destacou que essa paralisação não acontecia em Hollywood há mais de 60 anos, sendo essa a primeira vez desde 1960 que os sindicatos de atores (SAG-AFTRA) e roteiristas (Writer’s Guild of America) param ao mesmo tempo.
Na entrevista, Bob Iger, expressou sua preocupação com o momento em que as greves estão ocorrendo, citando que a indústria do entretenimento ainda está se recuperando da pandemia de COVID-19. Sobre as greves ele diz: “É muito perturbador para mim”.
O CEO afirmou que esse é o pior momento para esse tipo de ação, devido aos desafios que ainda se enfrenta do COVID. Bob Iger ressalta e entende o desejo das organizações trabalhistas de obter o máximo de remuneração e ser compensada de forma justa com base no que é entregue. “Conseguimos, como indústria, negociar um acordo muito bom com o sindicato de diretores, que reflete o valor de sua contribuição para esse grande negócio. Queríamos fazer a mesma coisa com os roteiristas, e gostaríamos de fazer a mesma coisa com os atores”, explicou Iger.
Contudo, para o CEO, o nível de expectativa que os roteiristas e atores possuem não é realista. “E eles estão adicionando aos desafios que essa indústria já enfrenta o que é, francamente, muito destrutivo.”
Vale ressaltar que Bob Iger recentemente estendeu seu contrato na Walt Disney Studios até 2026. O CEO recebe um salário mensal de US$ 1 milhão, além de um prêmio anual de US$ 25 milhões.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Bob Iger, who earns $25M+ annually, says actors & writers are not being realistic with their demands for fair compensation & working pages<br><br>Iger also just extended his contract to 2026 with his annual bonus potentially reaching 5x its previous size<br><br>(via: <a href=”https://t.co/RbWrer7RAJ”>https://t.co/RbWrer7RAJ</a>) <a href=”https://t.co/IsbXgasYAQ”>pic.twitter.com/IsbXgasYAQ</a></p>— DiscussingFilm (@DiscussingFilm) <a href=”https://twitter.com/DiscussingFilm/status/1679477168240246785?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 13, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Declaração de Bob Iger. Reprodução/Twitter/@DiscussingFilm
O Sindicato dos Atores está reivindicando melhores salários, benefícios e uma estrutura justa de pagamento, que reflita o valor da contribuição deles na produção, levando em conta o crescimento do número de serviços de streaming.
Foto destaque: Bob Iger. Reprodução/Getty Images for Disney