Bob Iger está de volta a direção da Disney, o CEO ficou à frente dos estúdios entre 2005 e 2020 quando foi substituído por Bob Chapek. O anúncio foi feito na noite de ontem (20) para o posto maior da empresa.
Os estúdios passaram por um período turbulento com Chapek nesses 3 anos que ele esteve por lá, perdeu várias metas de lucro estabelecidos por Wall Street e também enfrentou uma série de polêmicas e desafios por conta da COVID-19. A troca foi confirmada pela diretoria da Disney à Variety.
Bob assumiu a posição de CEO em fevereiro de 2020, um pouco antes da explosão da pandemia, que levou um intervalo sem precedentes de fechamento dos parques temáticos e cinemas. Chapek é visto como o responsável pela briga da Disney com a atriz Scarlett Johansson na justiça, após protestos dela pelo lançamento da série Viúva Negra diretamente no streaming.
Foi na administração de Chapek que foram descobertos fatos que a Disney tinha feito doações a políticos americanos favoráveis a projetos de lei LGBTQIA+fóbicos. Logo após evitar uma condenação direta desses projetos, Bob sofreu uma imensa pressão interna (incluindo uma carta aberta de funcionários da Pixar alegando censura prévia em filmes do estúdio de animação) e externa para mudar a sua posição.
Iger em contrapartida esteve à frente da Disney durante um período de imensa expansão e sucesso financeiro, foi quando ele estava à frente dos estúdios que conseguiram comprar a Pixar, o Marvel Studios, a LucasFilm e a Fox. Apesar da gestão de Iger não ser impermeável de polêmicas, o executivo é considerado amplamente um gestor mais flexível e diplomático que Chapek.
“Estou extremamente otimista sobre o futuro desta grande empresa, e muito animado por ter sido chamado pela diretoria para retornar como CEO. Disney e suas marcas e franquias incomparáveis têm um lugar especial nos corações de muitas pessoas ao redor do mundo – mais especialmente nossos funcionários, cuja dedicação a essa empresa e sua missão me inspira todos os dias“, disse o novo CEO em comunicado oficial.
Foto destaque: Bob Iger, diretor executivo da Walt Disney Company. Reprodução/Omelete