Cidade de Deus, um dos maiores filmes do cinema brasileiro, recebeu um spin-off em comemoração dos 20 anos. O curta tem a produção executiva de Fernando Meirelles e é fruto da parceria entre a Vivo e Motorola. Entitulado de ‘Buscapé’, o filme mostra o retorno do personagem, interpretado por Alexandre Rodrigues, como fotojornalista profissional, que vai cobrir um evento na comunidade, mas teve seus planos mudados. Com reconhecimento internacional, Cidade de Deus teve quatro indicações ao Oscar em 2004, entre eles Melhor Diretor, Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia. O longa também saiu vencedor do BAFTA Awards de melhor edição e Writers Guild of América pelo roteiro.
Trailler da produção (Reprodução/ YouTube)
Há 20 anos estreava Cidade de Deus, longa de Fernando Meirelles que logo se tornaria o segundo filme estrangeiro mais assistido no mundo, segundo a Preply. Nesta segunda-feira (12), o personagem Buscapé ganha um curta-metragem homônimo. O spin-off é idealizada pela VMLY&R, com produção da O2 Filmes e direção de Fred Luz. O filme de 14 minutos mostra o retorno de Buscapé à Cidade de Deus. “É com prazer que vejo esta história ser revisitada. Desta vez pelas mãos do Fred Luz, que colocou o foco no que há de positivo na comunidade, sua cultura, e não na violência”, comenta Fernando Meirelles, que assina a produção executiva.
Os planos do protagonista mudam quando ele se depara com uma descoberta que dá início a uma investigação, conduzida com a ajuda da conexão 5G da Vivo e do novo Motorola Edge 30 Ultramarina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo, afirma que ter a tecnologia como fio condutor da história é uma maneira de destacar seu papel transformador e, ao mesmo tempo, prestar uma homenagem ao filme, um dos mais emblemáticos do cinema brasileiro.
A divulgação do filme conta com uma estratégia de comunicação que envolve mídia exterior nas principais capitais do país, trailer em salas de cinema e mídia online com pílulas de conteúdo que ressaltam as funcionalidades do novo smartphone. Para Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R, o projeto resgata uma tradição da Vivo de criar conteúdo que homenageiam grandes marcos da cultura brasileira. “Agora, 20 anos depois do lançamento do maior filme brasileiro de todos os tempos, a união da Vivo com a Motorola possibilita a reunião dos principais envolvidos no filme original. Uma celebração histórica, para um filme histórico”, afirma.
O curta pode ser visto no canal da Vivo no YouTube, além de estar disponível na íntegra para assinantes do Vivo Play.
Foto Destaque: Alexandre Rodrigues, o Buscapé de ‘Cidade de Deus’, em cena no curta-metragem. Reprodução/Twitter