INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Cinema/TV

Cineasta Karim Ainouz apresenta filme sobre a Disnatia Tudor

Karim Ainouz, cineasta, apresentou neste domingo (21), no Festival de Cannes, “Firebrand”, um filme sobre a dinastia Tudor que reivindica a personagem de Catalina Parr, última esposa do rei Henrique VIII, interpretada por Alicia Vikander. 

Graças ao seu truque, Catalina Parr (1512-1548) derrotou o rei, que decapitou suas duas esposas anteriores (Anna Boley e Catalina Howard) e que não hesitou em romper com a Igreja de Roma. separar Catarina de Aragão. Ela se tornou governante da França com o marido durante a guerra e também escreveu e publicou livros religiosos em seu próprio nome.

Diretor de grandes filmes no Brasil e na Argélia (por suas raízes familiares), e também na Europa, Ainouz volta a demonstrar com este filme, em disputa pela Palma de Ouro, que é um cineasta sem fronteiras, nem limites históricos.

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Karim Aïnouz: o cineasta que saiu do Ceará para conquistar o mundo <a href=”https://t.co/3AXi6nnslH”>https://t.co/3AXi6nnslH</a> <a href=”https://t.co/bO4KP1dIFK”>pic.twitter.com/bO4KP1dIFK</a></p>&mdash; VEJA (@VEJA) <a href=”https://twitter.com/VEJA/status/1659567085482278912?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 19, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

(Reprodução/Twitter: @Veja)

“A questão é, ao contrário, por que não? Quando os americanos filmaram ‘Cleópatra’, ninguém fez esta pergunta a eles”, responde, quando perguntado sobre seu interesse como brasileiro por um período tão particular da história britânica, além de muito filmado.

Depois, admite que “Firebrand” foi uma encomenda que recebeu em 2020, quando seus projetos tinham sido suspensos no Brasil. “Não sabia nada dos Tudor”, reconhece, em entrevista à AFP, em alusão à dinastia de Henrique VIII.

“Encontrei essa produtora maravilhosa que me falou de Catalina Parr, e comecei a estudar o personagem”, explica.

“Era uma oportunidade de fazer algo diferente, mas ao mesmo tempo, há muitas similaridades entre ela e outros personagens [femininos] meus”, lembra.

Em 2019, Ainouz ganhou o prêmio da mostra paralela Um Certo Olhar, em Cannes, com “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, uma história sobre mulheres, ambientada em uma família brasileira dos anos 1950, dominada pela figura do pai. Este novo filme “é, para mim, como uma canção contra o patriarcado. Não só devemos acabar com ele, temos que matá-lo”, diz, com um sorriso nos lábios. 

Catalina Parr “era uma mulher extremamente inteligente, extremamente agressiva”, explica, em outra entrevista, Alicia Vikander (“Ex_Machina”), falando de sua atração pelo personagem.

Vikander interpreta uma rainha com seus próprios pontos de vista reformistas, em uma época de caos religioso em toda a Europa. Sua atuação se destaca ainda mais à medida que tem diante de si um formidável Henrique VIII, interpretado por Jude Law, quase irreconhecível como um rei obeso, paranoico e sexualmente voraz.

“Obviamente, Jude e eu conversamos muito porque as cenas são muito violentas. Mas o interessante, enquanto filmávamos, eram as cenas mais sutis, como por exemplo quando muda de humor”, explica.

Jude Law já tinha manifestado no passado o interesse em interpretar Henrique VIII, uma das figuras mais controversas e temidas da história britânica e de todas as casas reais europeias.

“Para mim, é aí que acontece a magia: quando você tem um personagem diante de si para além do figurino”, acrescenta Vikander.

Foto destaque: Karim Ainouz. (Reprodução/Internet)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...