Segundo o site norte-americano The Wrap, o Golden Globe Awards (Globo de Ouro), uma das principais premiações de cinema e televisão dos Estados Unidos, está em negociações para voltar a ser transmitido pelo canal NBC em 2023, após um ano fora do ar e meses de controvérsia em função de reformas na Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA).
No caso, a associação vendeu sua participação no evento para seu CEO interino, o bilionário Todd Boehly, tornando-se privada. Boehly passou então a ser o dono da Dick Clark Productions, produtora que organiza a premiação. Recentemente o empresário, que também é co-proprietario do Los Angeles Lakers (basquete) e do Los Angeles Dodgers (beisebol), comprou o clube de futebol inglês Chelsea, por 4,25 bilhões de libras.
A NBC cancelou o evento em 2022 após a publicação de um artigo do Los Angeles Times, que expôs que a associação não tinha sequer um membro negro dentre seus 87 integrantes. O fato levou a um boicote por parte da indústria cinematográfica. A decisão mais recente, de privatizar a associação, gerou ainda mais controvérsia acerca da HFPA.
A organização fez reformas, expandindo o número de integrantes para 102. Entretanto, foram convidados apenas seis negros, número pouco representativo. Como parte das reformas, a HFPA anunciou que convidaria não-membros para votar na premiação, sem oferecer privilégios de membros. As mudanças não agradaram os membros, tampouco os críticos que demandavam mudanças mais significativas.
A importante premiação passou por mudanças controversas. (Foto: Divulgação/goldenglobes.com
A NBC transmite o Golden Globe desde 1996, e em 2018 assinou um contrato de $60 milhões anuais por oito anos com a HFPA para continuar a apresentar a premiação. O contrato ficou suspenso em 2021. Representantes da NBC disseram acreditar que a HFPA está comprometida com uma reforma significativa, e que esperam que tudo esteja certo para que o programa possa ser transmitido em janeiro de 2023.
Foto Destaque: Evento deverá retornar à NBC. Divulgação/goldenglobes.com