Confira as indicações ao BAFTA 2024

Renato Lagoas Por Renato Lagoas
7 min de leitura

O aguardado anúncio dos indicados ao BAFTA 2024 aconteceu nesta manhã, revelando “Oppenheimer” como o principal destaque, acumulando impressionantes 13 indicações. A premiação, considerada a mais prestigiada da indústria do entretenimento britânico, está marcada para o dia 18 de fevereiro, com a apresentação de David Tennant, conhecido por seus papéis em “Doctor Who” e “Belas Maldições”.

Oppenheimer e Pobres Criaturas encabeçam as nomeações

No cenário competitivo de Melhor Filme, Oppenheimer e Pobres Criaturas destacam-se, competindo com obras notáveis como “Anatomia de uma Queda”, “Os Rejeitados” e “Assassinos da Lua das Flores”. A batalha promete ser intensa, refletindo a diversidade e qualidade do cinema britânico.


Divulgação do BAFTA 2024 (Foto: reprodução/X/@BAFTA)


Lista completa:

MELHOR FILME

– “Anatomia de uma Queda”
– “Os Rejeitados”
– “Assassinos da Lua das Flores”
– “Oppenheimer”
– “Pobres Criaturas”

MELHOR FILME BRITÂNICO

– “Todos Nós Desconhecidos”
– “How to Have Sex”
– “Napoleão”
– “The Old Oak”
– “Pobres Criaturas”
– “Rye Lane”
– “Saltburn”
– “Scrapper”
– “Wonka”
– “A Zona de Interesse”

MELHOR ATOR

– Bradley Cooper, por “Maestro”
– Colman Domingo, por “Rustin”
– Paul Giamatti, por “Os Rejeitados”
– Barry Keoghan, por “Saltburn”
– Cillian Murphy, por “Oppenheimer”
– Teo Yoo, por “Vidas Passadas”

MELHOR ATRIZ

– Fantasia Barrino, por “A Cor Púrpura”
– Sandra Hüller, por “Anatomia de uma Queda”
– Carey Mulligan, por “Maestro”
– Vivian Oparah, por “Rye Lane”
– Margot Robbie, por “Barbie”
– Emma Stone, por “Pobres Criaturas”

MELHOR ATOR COADJUVANTE

– Robert De Niro, por “Assasinos da Lua das Flores”
– Robert Downey Jr., por “Oppenheimer”
– Jacob Elordi, por “Saltburn”
– Ryan Gosling, por “Barbie”
– Paul Mescal, por “Todos Nós Desconhecidos”
– Dominic Sessa, por “Os Rejeitados”

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

– Emily Blunt, por “Oppenheimer”
– Danielle Brooks, por “A Cor Púrpura”
– Claire Foy, por “Todos Nós Desconhecidos”
– Sandra Hüller, por “A Zona de Interesse”
– Rosamund Pike, por “Saltburn”
– Da’Vine Joy Randolph, por “Os Rejeitados”

MELHOR DIREÇÃO

– Andrew Haigh, por “Todos Nós Desconhecidos”
– Justine Triet, por “Anatomia de uma Queda”
– Alexander Payne, por “Os Rejeitados”
– Bradley Cooper, por “Maestro”
– Christopher Nolan, por “Oppenheimer”
– Jonathan Glazer, por “A Zona de Interesse”

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

– Justine Triet & Arthur Harari, por “Anatomia de uma Queda”
– Greta Gerwig & Noah Baumbach, por “Barbie”
– David Hemingson, por “Os Rejeitados”
– Bradley Cooper & Josh Singer, por “Maestro”
– Celine Song, por “Vidas Passadas”

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

– Andrew Haigh, por “Todos Nós Desconhecidos”
– Cord Jefferson, por “American Fiction”
– Christopher Nolan, por “Oppenheimer”
– Tony McNamara, por “Pobres Criaturas”
– Jonathan Glazer, por “A Zona de Interesse”

MELHOR FOTOGRAFIA

– Rodrigo Prieto, por “Assassinos da Lua das Flores”
– Matthew Libatique, por “Maestro”
– Hoyte van Hoytema, por “Oppenheimer”
– Robbie Ryan, por Pobres “Criaturas”
– Lukasz Zal, por “A Zona de Interesse”

MELHOR EDIÇÃO

– Laurent Sénéchal, por “Anatomia de uma Queda”
– Thelma Schoonmaker, por “Assassinos da Lua das Flores”
– Jennifer Lame, por “Oppenheimer”
– Yorgos Mavropsaridis, por “Pobres Criaturas”
– Paul Watts, por “A Zona de Interesse”

MELHOR FIGURINO

– Jacqueline Durran, por “Barbie”
– Jacqueline West, por “Assassinos da Lua das Flores”
– Dave Crossman & Janty Yates, por “Napoleão”
– Ellen Mirojnick, por “Oppenheimer”
– Holly Waddington, por “Pobres Criaturas”

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

– Sarah Greenwood & Kate Spencer, por “Barbie”
– Jack Fisk & Adam Willis, por “Assassinos da Lua das Flores”
– Ruth De Jong & Claire Kaufman, por “Oppenheimer”
– Shona Heath, James Price & Zsuzsa Mihalek, por “Pobres Criaturas”
– Chris Oddy, Joanna Maria Kuś & Katarzyna Sikora, por “A Zona de Interesse”

MELHOR CABELO & MAQUIAGEM

– “Assassinos da Lua das Flores”
– “Maestro”
– “Napoleão”
– “Oppenheimer”
– “Pobres Criaturas”

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

– Robbie Robertson, por “Assassinos da Lua das Flores”
– Ludwig Göransson, por “Oppenheimer”
– Jerskin Fendrix, por “Pobres Criaturas”
– Anthony Willis, por “Saltburn”
– Daniel Pemberton, por “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”

MELHOR SOM

– “Ferrari”
– “Maestro”
– “Missão: Impossível – Acerto de Contas: Parte 1”
– “Oppenheimer”
– “A Zona de Interesse”

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS

– “Resistência”
– “Guardiões da Galáxia Vol. 3”
– “Missão: Impossível – Acerto de Contas: Parte 1”
– “Napoleão”
– “Pobres Criaturas”

MELHOR ELENCO

– “Todos Nós Desconhecidos”
– “Anatomia de uma Queda”
– “Os Rejeitados”
– “How to Have Sex”
– “Assassinos da Lua das Flores”

MELHOR DOCUMENTÁRIO

– “20 Dias em Mariupol”
– “American Symphony”
– “Beyond Utopia”
– “Still: A Michael J. Fox Movie”
– “Wham!”

MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

– “O Menino e a Garça”
– “A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets”
– “Elementos”
– “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”

MELHOR CURTA-METRAGEM

– “Festival of Slaps”
– “Gorka”
– “Jellyfish and Lobster”
– “Such a Lovely Day”
– “Yellow”

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

– “Crab Day”
– “Visible Mending”
– “Wild Summon”

MELHOR ESTREIA DE DIRETOR, ROTEIRISTA OU PRODUTOR BRITÂNICO

– Lisa Selby, Rebecca Lloyd-Evans & Alex Fry, por “Blue Bag Life”
– Christopher Sharp, por “Bobi Wine: The People’s President”
– Savannah Leaf, Shirley O’Connor & Medb Riordan, por “Earth Mama”
– Molly Manning Walker, por “How to Have Sex”
– Ella Glendining, por “Is Anybody Out There?”

MELHOR REVELAÇÃO

– Phoebe Dyvenor
– Ayo Edebiri
– Jacob Elordi
– Mia McKenna-Bruce
– Sophie Wilde

MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA

– “20 Dias em Mariupol”
– “Anatomia de uma Queda”
– “Vidas Passadas”
– “A Sociedade da Neve”
– “A Zona de Interesse”

A cerimônia do BAFTA 2024, agendada para 18 de fevereiro, promete ser uma noite memorável, reunindo os maiores talentos da indústria cinematográfica britânica para celebrar a excelência no cinema. Com uma lista diversificada de indicados, a premiação continua a consolidar seu papel crucial no reconhecimento e promoção do talento cinematográfico no Reino Unido e também em outros países.

 

Foto destaque: material de divulgação do evento (Reprodução/Divulgação/BAFTA)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile