Em Top Gun: Maverick Inteligência Artificil ajudou a Val Kilmer a criar a voz para o personagem

Vinícius Ferreira Por Vinícius Ferreira
3 min de leitura

De volta ao seu icônico papel no recém-lançado, Top Gun: Maverick, Val Kilmer, o “Iceman” Kazansky, precisou de ajuda de uma Inteligência Artificial para gerar a voz do personagem no filme. O ator, que foi vítima de um câncer na garganta e teve que realizar uma traqueotomia, perdeu grande parte da sua voz.

Segundo a revista Fortune, em meados de agosto do ano passado, a Sonantic, startup de tecnologia, que tem sede em Londres, em parceria com o ator criaram uma nova voz que foi feita em totalidade com Inteligência Artificial. Mais tarde, essa mesma voz foi utilizada em Maverick.

Desde o início, nosso objetivo era fazer um modelo de voz do qual Val se orgulhasse“, escreveu John Flynn, CTO e cofundador da empresa de tecnologia num post publicado na época. “Estávamos ansiosos para dar a ele sua voz de volta, fornecendo uma nova ferramenta para quaisquer projetos criativos à frente.

De acordo ainda com a publicação, a voz criada é “totalmente sintética e imita gravações antigas do ator”, porém, ainda assim, a Sonantic informou que o caso de Val Kilmer exigia “um pouco mais de trabalho manual”.

No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de maior qualidade e mais expressivo“, disse Flynn. “Esses novos algoritmos agora estão incorporados em nosso mecanismo de voz, para que futuros clientes também possam aproveitá-los automaticamente.“, acrescentou.


Top Gun: Maverick traz Tom Cruise de volta ao papel do lendário piloto (Foto:reprodução/UOL)


Sobre o filme

No novo Top Gun: Maverick, Tom Cruise é um piloto veterano que é escalado para ser o mentor de uma nova geração de pilotos, que luta para se manter no novo mundo dos drones. Joseph Kosinski, que já havia trabalhado com Cruise em Oblivion, dirige e assina o filme.

O filme tem sido aclamado pelo público e, também, elogiado pela crítica. Top Gun: Maverick tem impressionantes 97% de nota da crítica no Rotten Tomatoes, além de 99% na nota do público.

 

Foto destaque: Val Kilmer precisou realizar uma operação por conta de um câncer e perdeu parte da voz (reprodução/Filmelier)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile